COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13327

    Colegas da aula 4,

    Nunca é demais retomar a ideia da diversidade: Mais do que algo que enriquece a nossa prática e que nos apresenta novas situações, a diversidade é uma condição, uma característica de todo e qualquer agrupamento. Assim, não abordar as questões escolares a partir desta perspectiva é tomar pela metade as questões e os aspectos a serem trabalhados em todo e qualquer espaço educativo. Fica caro assim, que quando não a consideramos estaremos com certeza discriminando um ou mais membros da comunidade escolar.
    Neste contexto de pandemia e suspensão de atendimento, abordado por vocês, não podemos dizer que foram criadas situações de discriminação. Na verdade, todas as situações que desconsideram alguns ou muitos sujeitos, suas características, sua cultura, suas condições de vida etc., sempre atingem a muitos de nós e muitos de nossos alunos, desde sempre. O que acontece na situação de pandemia é que estas situações se tornam muito evidentes, escancaradas, por assim dizer, além de algumas delas que passam a ser reveladas só agora. Mas sempre existiram. A dificuldade de acesso ao ensino remoto, a ausência de uma ou duas refeições diárias, entre outros aspectos, são apenas questões potencializadas nesta nova e difícil situação que, com certeza, gerará muitas e muitas situações outras de discriminação e desrespeito.
    O retorno à escola exigirá de todos nós, entre outras coisas, um esforço coletivo grandioso, no sentido de impedir que as privações sofridas por grande parte de nossos alunos não geram novas e mais cruéis situações de discriminação.
    Vamos ficar atentos a isso!

    #13342
    Susana Galindo Qualho
    Participante

    Ótima reflexão.
    Aquilo que já chamava atenção, depois de toda essa situação, será ainda mais evidentes, o nosso trabalho vai ter que ser ainda mais observador e oportunizar a escuta também.

    #13918

    Tento aqui fazer um link com o vídeo do material complementar, no qual Sergio Haddad aborda a importância da escola discutir agora, em tempo de pandemia, sobre o seu futuro. Gostei muito da narrativa trazida no vídeo, pois a desigualdade sempre existiu e ficará ampliada se permitirmos que a educação pública ganhe espaço no âmbito privado. Sem dúvida acredito que a escola(secretaria da educação, gestores, docentes e funcionários) reconhecem no discurso a diversidade e a desigualdade, porém sempre fazemos do mesmo jeito. Assim também ocorre com os fazeres nas políticas públicas, que sabem os problemas e como cita Sergio Haddad, não precisamos de números para afirmar que os mais discriminados, por não ter seus direitos respeitados, são os que mais sofrem as consequências. Ainda que vivemos este contexto, sob o custo de vidas, podemos ter esperança de que a escola e a família possam reconhecer a importância de cada uma e da outra para estabelecer pontes capazes de restabelecer o valor de cada uma na sociedade e para o futuro da educação. Enquanto instituição escola precisamos aproveitar a oportunidade para dialogar sobre os direitos de cada um e os direitos de todos como ferramentas para não continuarmos enquanto maiorias acatando decisões das minorias que não nos representam e multiplicam as desigualdades. Outro ponto importante que chama a atenção é a luta da educação para que o EAD ocupe lugar na educação infantil e educação básica rompendo com as interações que são fundamentais no processo de aprendizagem. Também é sabido que sempre houve perdas quando trata do direito à educação e reparar estas perdas com ações afirmativas não requer esperar o fim da pandemia, quando o cenário estiver mais agravado, porque estas perdas não são resolvidas apenas no que diz direito a educação, mas há que assegurar outros direitos que acompanhem o direito a educação.

    #14251

    Excelentes reflexões, todo material é rico em despertar a necessidade principalmente de combater as falas constantes de mimimi, pois não podemos descartar esse acontecimento dentro da escola, infelizmente. Outro aspecto que chama atenção é desmascaramento das desigualdades na pandemia, e mais que isso, visto a Declaração dos Direitos Humanos e toda proposta curricular e os currículos, me entristece saber que estão sendo violados o tempo todo, e ainda não percebi ações que mudem esse contexto.

    #14252

    Excelentes reflexões, todo material é rico em despertar a necessidade principalmente de combater as falas constantes de mimimi, pois não podemos descartar esse acontecimento dentro da escola, infelizmente. Outro aspecto que chama atenção é desmascaramento das desigualdades na pandemia, e mais que isso, visto a Declaração dos Direitos Humanos e toda proposta curricular e os currículos, me entristece saber que estão sendo violados o tempo todo, e ainda não percebi ações que mudem esse contexto. Pois a exclusão está sendo diária, a cada postagem de atividades, a cada cesta ou cartão que não é para todos.

    #14259

    Boa noite a todos!
    amei o tema estudado, porém no último vídeo, quando fala sobre a discriminação devido ao acesso remoto, tenho que descordar, pois não vejo outra solução a não ser está. Sei que muitos estudantes ficarão impossibilitados de acompanhar as plataformas, como a do Google Sala de Aula, porém, creio que os professores também tiveram que se adaptar para montarem suas aulas, aprenderem a postarem e aprenderem a se comunicar de uma forma diferente. Só que os pais, também estão preocupados apenas com os benefícios, não querem e não se esforçam para que as crianças aprendam.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.