COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14042

    Olá cursistas,

    A ideia de respeito, o significado que damos para esta palavra, como já conversamos, é bastante ampla e diversa, e, por mais que a gente retome este assunto, acredito que ele nunca será esgotado totalmente, mas quero aqui colocar um aspecto que merece especial atenção: nenhuma definição, ideia ou abordagem deste conceito é mais forte que aquilo que certas situações despertam em nós, seja por conta de uma ofensa dirigida à cor de nossa pele, nossas crenças, ou mesmo outras de nossas características, como a obesidade, o uso de próteses, etc. Quando nós nos sentimos desrespeitados, é fundamental que isso seja explicitado e conversado, nem que seja para que alguém (ou “alguéns”) nos ajude a perceber que não se trata de desrespeito. É preciso falar, conversar, saber e fazer com que a palavra circule e que todos (na medida do possível) sejam ouvidos. Na verdade, a ideia do respeito vai sendo apropriada por cada um de nós, a partir das possibilidades que temos de falar sobre o tema, e em que proporcionamos para nossas escolas e nossas equipes.
    Vamos em frente!

    #14077

    Como eu sempre digo: ninguém é obrigado a gostar de ninguém mas somos sim obrigados a respeitar toda e qualquer pessoa. A forma que nós gostamos de ser tratados é a forma que nós devemos tratar os outros. E a criança é detentora de direitos tanto quanto nós, cabendo a nós, adultos, verificar se esses direitos estão sendo respeitados.

    #14097

    Acredito que a lição mais importante que fica de todos os videos e textos lidos, é que de fato precisamos treinar a cada dia a nossa escuta. Respeitar alguém é saber ouvir e isso é um trino diário. Precisa ser trabalhado todos os dias e aprimorado.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.