COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA

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    Já estamos finalizando o curso, e as questões colocadas aqui já não são tantas como no início, mas conversamos bastante, não é mesmo? Ainda assim, foi possível encontrar temas importantes. O primeiro deles retoma a íntima relação que existe entre a escuta e o respeito. Nunca é demais insistir na ideia de que escutar é necessariamente considerar o que o outro tem a dizer, e isso se relaciona muito fortemente com o respeito, a começar pelo significado da palavra: respeitar quer dizer “olhar de novo”, ter como importante e, consequentemente, considerar, atribuir importância e valor.
    Outra conversa relevante que encontrei por aqui gira em torno da presença do respeito no currículo de estudos que oferecermos aos nossos alunos. Tanto a Base Nacional Comum Curricular, quanto o nosso Currículo da Cidade partem de pressupostos fundamentais, que colocam o direito de aprender num lugar soberano, e consideram não apenas as necessidades, mas também os interesses inerentes aos alunos de cada etapa da escolaridade. Entretanto, de alguma forma, cada professor, dentro de sua classe e a partir de seu próprio planejamento de aulas, deve procurar atender às singularidades de seu grupo e até de cada um de seus alunos, quando isso se fizer necessário. Por mais que a gente possa contar com estes documentos de apoio, não podemos limitar nossa atuação ao que eles dizem, sem considerar o contexto vivido, os acontecimentos sociais e políticos que nos alcançam sempre e as situações que a vida apresenta dia a dia. A pandemia e o afastamento da escola são bons exemplos de situações que não podem deixar de ser exaustivamente exploradas e abordadas em todos os segmentos escolares, sob pena de oferecermos aos alunos uma formação e um processo de aprendizagem totalmente desvinculados da realidade e, portanto, de muito pouco valor.
    Por último, gostaria de sugerir a todos a leitura do texto “Lições das Múltiplas Infâncias”, de Ilana Katz (psicanalista e pesquisadora da infância, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo), para ampliar a reflexão sobre os efeitos do afastamento das crianças e o papel que a escola cumpre em suas vidas.

    Lições das múltiplas infâncias para quem trabalha com crianças


    Boa leitura a todos!

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