Comentários da Equipe Formadora

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola Comentários da Equipe Formadora

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14920
    Celinha Celinha
    Moderador

    Olá a todes Cursistas!

    Espero que estejam bem.

    Muitos comentários sobre a AULA 6!
    Muitos cursistas fazendo questões a si mesmos e a palavra chave, a palavra mascote é DIFICULDADE!
    Não poderia ser diferente, queridos cursistas. Pensemos em nossas relações familiares, afetivas. Em grupos, no trabalho. Somos bilhões de seres humanos no planeta. Como conciliar cada experiência, cada gosto cada gesto, cada performance, cada conceito? Mas o que é fundamental é reconhecer essa dificuldade, tê-la como ponto de partida. Tornar cada vez mais complexa esta discussão ao invés de colocar para baixo do tapete e usar clichês e senso comum. Uma cursista disse que é importante levar essa discussão aos alunos. Muito importante! Eles precisam se acostumar como uma vida coletiva na qual é difícil a convivência, é tarefa pedregosa.

    Muitos comentários também trazem a questão da volta às aulas e de como este processo não está sendo democrático.
    Para além das questões com a política e seus representantes quero colocar uma questão:
    Temos pela frente um dilema dos mais difíceis pois muitas famílias precisam do retorno às aulas para voltarem a buscar emprego e até mesmo oferecer melhores condições de vida aos seus filhos tão vulneráveis. Como resolver essa questão? Não estou aqui advogando para um ou outro lado, mas é essencial saber que os dilemas humanos são muito complexos e não existe outro caminho que não seja pautado pelo diálogo e a solidariedade.

    Seleciono aqui dois comentários muito esperançosos:

    Defendo fortemente que a comunidade tem que adentrar a escola, mas é fundamental que a escola saia e se aproprie do território também.

    E me alegra saber que há muitas práticas nesse sentido. Vejo que o caminho para a construção de uma escola/educação efetivamente democrática parte das relações estabelecidas entre os sujeitos da comunidade escolar, contudo, não podemos ser ingênuos é ignorar que tal processo também é atravessado por relações de poder e portanto é necessário considerar que a efetivação de uma educação em direitos humanos passa por um processo de “disputas” de narrativas, de práticas pedagógicas e de relações humanas.

    Alguns cursistas trazem o cenário do Brasil atual, como este comentário aqui:

    Diante do contexto atual do Brasil, como fortalecer a democracia??
    Será que alguém tem essa resposta?
    Tivemos mudanças muito profundas no fazer político nos últimos anos. Teremos que reaprender a nos movimentar com as ferramentas digitais, com as polarizações, com as Fake News, com o rebaixamento intelectual de nossos representantes e outros desafios.
    Participar ativamente de todas instâncias possíveis nos parece um caminho possível. E são muitas das quais nem tomamos conhecimento. Falar de política sem medo com nossos parentes, nossos amigos, nossos coletivos. Falar de política não é falar de partidos políticos! É falar de possibilidades de atender demandas, de tornar a vida melhor para todos!
    Política, futebol e religião não se discute é falso! Discute-se sim!

    Por fim, seleciono o comentário que começa da mesma maneira:
    Por fim, entendo a democracia como um exercício muito difícil de se fazer, mas muito feliz c o curso, cheia de dúvidas e inquietações sobre os temas abordados, mas muito reflexiva sobre tudo que eu aprendi.

    Sigamos!

    Saudações fraternas e agradecidas pela contribuição de todos!

    #14921

    Bom dia!
    Agradeço pela atenção e carinho, curso rico que ofereceu várias reflexões valiosas para o crescimento de nossa sociedade.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.