COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

Outra vez, a questão da pandemia vem à tona e nos revela, de forma escancarada, a dimensão das desigualdades em nosso país. São muitas as falas encontradas aqui que revelam uma preocupação muito grande de cada um de vocês em fazer “todo o possível” para aproximar as crianças da escola, e ajudá-las a enfrentar os obstáculos que a falta de condições e acesso ao ensino remoto colocam em suas vidas de estudantes. Eu não tenho dúvidas de que todos fizeram muito para contribuir com cada um de seus alunos, mas tenho também a certeza de que enquanto o poder público não cumprir seu dever de oferecer educação de qualidade a todas as crianças, nenhuma iniciativa individual será suficiente. O importante agora, é acolher as crianças e deixar que estas barreiras que impediram o acompanhamento escola ao longo da pandemia, não gerem discriminações e possam a pouco, ser removidas. Sabemos que a escola pode também representar um espaço de produção de discriminações, na medida em que corrobora, muitas vezes, sem se dar conta, com práticas discriminatórias cristalizadas, não é mesmo? Já falamos bastante sobre isso neste espaço.
    Outra vez, a Educação Infantil vem se colocando como questão importante no que diz respeito ao trabalho de Educação em Direitos Humanos e ao combate à discriminação. Com certeza, como vocês colocam aqui, proporcionar a todos, desde os primeiros anos de vida, um ambiente escolar onde as discriminações não aconteçam (isto é, considerando as diferenças ente todos como aspectos naturais e enriquecedores da vida em grupo), fará dos bebês, crianças, adolescentes e adultos mais justos, solidários, e não violentos. Não tenho dúvidas.
    Bom final de curso a todos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.