COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13189
    Celinha Celinha
    Moderador

    Olá a todes Cursistas!

    Espero que estejam bem.

    Diante de tantos comentários incríveis feitos para essa aula, selecionei este aqui:
    “Percebo que diante do atual cenário, há a discriminação daqueles que não tiveram acesso a as aulas online,os classificando como menos favorecidos e não como sujeito de direito.”

    Vejam que novas questões sempre aparecem e que nos colocam diante da necessidade da busca de soluções nunca antes desenhadas. Daí a necessidade de PRINCÍPIOS. Quando não temos soluções, temos que nos valer de princípios.
    Como será feita a reinclusão dos alunos que não tiveram acesso à internet? Chamo aqui de reinclusão por absoluta fata de outra palavra e aviso que tal termo não foi discutido em nenhuma instância, apenas uso como sinônimo de volta às aulas de um aluno que passou, praticamente, sem escola ao vivo e à distância.
    Seria possível garantir internet para todos? O ensino à distância foi a melhor solução, ainda que adotada em todo o planeta? Havia Planos B para garantir que os alunos estivessem ligados à escola e aos conhecimentos? Qual a importância de conteúdos neste momento de pandemia? O que queremos salvar nestes meses sem aulas?
    Vejam que não ofereço nenhuma resposta, porque não as tenho. Porque acredito que cada coletivo deve buscar suas respostas e, em especial, respostas que consigam garantir DIREITOS.
    Já sabemos que as escolas não são as mesmas em todos os cantos do mundo, em todos os países, que dirá nos estados brasileiros e nem tampouco nos municípios. Não tem igualdade, mas tem princípios.
    Não ter internet NÃO PODE ser, de maneira alguma, uma discriminação e aqui voltamos ao ponto: como ser sujeito de direito quando esse direito estava ligado a um ponto de internet?
    Pensar juntos, companheiros!
    Esta resposta não está escrita em lugar nenhum.

    Gratidão imensa pela participação, gente boa!

    Cuidem-se bem!

    #13202
    Luana Arakaki Ramos
    Participante

    São ótimas suas questões Celinha, e acredito que muitos de nós pensamos sobre isso desde que a pandemia e o isolamento social nos atingiu. Deixo aqui minha humilde opinião sobre o assunto, visando contribuir com esses questionamentos e gostaria mesmo de ouvir outras opiniões a respeito… Eu particularmente sou contra as aulas EAD nesse momento. Acredito que as crianças não vão perder em conteúdo e desenvolvimento e que como já foi citado inúmeras vezes aqui nos fóruns, isso só aumentou a desigualdade na escola. Além disso, se é pra fazer algo num acesso remoto porque não fazer um movimento mais acolhedor, de conversa, de contato entre pessoas, de apoio às crianças e suas famílias, num momento de tensão, medo e ansiedade crescente, ao invés de querer continuar com conteúdos que nesse momento provavelmente não serão apreendidos? Cumprir com horários e com uma grade curricular, não ajuda em nada, pelo contrário, atrapalha as famílias, que tendo acesso, se desdobram da maneira que conseguem em trabalho home office, aulas com mais de um filho e pacote de internet que não suporta tudo isso. Os professores e professoras estão se virando como podem, sendo que muitos e muitas tem dificuldades em fazer as tarefas novas que surgiram repentinamente, sendo cobrados e as vezes até ameaçados se não correspondem as expectativas. Ou seja, acredito que há mais desrespeito em tudo isso que estamos vivendo, forçando uma situação que não tem um objetivo claro, em que uma boa parte dos seus personagens não concordam. Quanto a reinclusão, mal consigo imaginar como será…

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.