COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 64 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14571

    Senhor João falou tudo! Quanto é importante a participação da família na escola. Conhecer o espaço onde a criança passa maior tempo dela, as professoras que estão proporcionando o desenvolvimento nas aprendizagens. é muto gratificante quando o familiar percebe essa importância.

    #14719

    A aula mostrou que se fala muito sobre democracia, e que este tem diferentes concepções, mas que no momento de colocá-lo e pratica se torna muito difícil. Neste momento, está sendo tratado sobre o retorno as aulas, vem de encontro com todos os tópicos que estudamos, pois foi feito uma minuta, sem ouvir os profissionais que estarão a frente, estes que poderiam ter contribuído na construção do documento, temos as Lives com os secretario junto com as DREs de São Paulo, onde notamos que tem uma escuta, mas que no final não será ativa, será apenas o cumprimento de um protocolo pois, a cada dia se reafirma a reabertura da escola. Então me fez refletir sobre e o espaço escolar que a educação democrática é um processo, no qual todos devem ser envolvido com dialogo, escuta ativa e a troca de experiência, descentralizando assim a relação hierárquica presente nas escolas.

    #14761

    Olá a todas e todos…

    O diálogo é a chave fundamental na construção de uma escola democrática, o mesmo tem que ultrapassar os muros da escola e alcançar outros espaços sociais, Além disto a escuta de todos os envolvidos na educação é importante. Na escola a democracia está ligada a gestão participativa, que pode ser definida como a parceria entre os gestores da instituição e a comunidade escolar, formada pelos pais, alunos, professores, funcionários, todos são educadores, todos têm sua responsabilidade.

    att.

    #14764

    As questões sobre a Democracia trazidas pela tutora Crislei me vieram à mente as palavras equidade, igualdade, respeito, solidariedade, justiça. Mas, sobre se nós vivemos uma democracia, particularmente, penso que ainda estamos aprendendo a entender o que é uma democracia. Como a Crislei falou, existem inúmeros conceitos/significados sobre o que é democracia e a grande verdade que a democracia é pouco discutida em nossa sociedade e toda democracia tem regras, nem sempre bem definidas e elaboradas, pois penso que essas regras normalmente respondem a vontade e necessidade de um grupo.

    #14833

    Esse módulo nos traz um tema tão importante e tão difícil, as práticas democráticas na escola. Mas, podemos seguir buscando e tentando melhorar a cada dia, através do diálogo, escuta e empatia. O curso nos trouxe muitas reflexões, questionamentos e com certeza nos auxiliará a melhorarmos nossa prticas e nossos espaços educativos.

    #14895

    Este curso não poderia terminar de forma diferente, que lição de democracia. Fantástico!

    #14906
    Fabiana Luz
    Participante

    É fundamental problematizar também o porque da não participação. É clichê, mas a articulação entre teoria e prática é substancial. E vejo que essa articulação é facilitada – como demonstrado durante o curso, inclusive nas falas dos colegas – quando há construção coletiva, quando há olhar e relações horizontais, especialmente na escuta entre os sujeitos que compõem a comunidade escolar.

    Estudei a vida toda em escola pública e atualmente sou docente de uma escola no mesmo bairro que estudei. Sempre questionei a relação de alteridade de parcela dos profissionais da educação com o bairro (visto como território estanho e desconhecido) e também com a comunidade escolar. Era comum ações que apontavam as ausências e ignorava as potencialidades desse território-comunidade, entretanto, quando você se debruça sobre os documentos institucionais, especialmente os PPPs dessas escolas, verifica-se que as palavras-chaves como “práticas democráticas”, valorização das trajetórias e histórias de vidas dos discentes”, “integração com a comunidade escolar e com o território”, mas na realidade é apenas um PPP fictício.

    Digo isso, não para fazer uma crítica pela critica, mas por vivenciar como docente hoje uma prática que tem rompido com esse distanciamento entre teoria e prática, entre escola e território.

    Defendo fortemente que a comunidade tem que adentrar a escola, mas é fundamental que a escola saia e se aproprie do território também.

    E me alegra saber que há muitas práticas nesse sentido. Vejo que o caminho para a construção de uma escola/educação efetivamente democrática parte das relações estabelecidas entre os sujeitos da comunidade escolar, contudo, não podemos ser ingênuos é ignorar que tal processo também é atravessado por relações de poder e portanto é necessário considerar que a efetivação de uma educação em direitos humanos passa por um processo de “disputas” de narrativas, de práticas pedagógicas e de relações humanas.

    #14968

    Confesso que essa última aula me trouxe muitas inquietações referente à democracia no âmbito escolar, pude notar que por vezes temos uma falsa democracia, na escola em que atuo infelizmente convivo com uma gestão que finge ouvir as opiniões porém sempre aje como acha melhor. Penso em motivar o Conselho Escolar, para que os membros sejam mais atuantes e cobrem o fato de ter voz e participação.

    #14970

    Quero registrar meus agradecimentos e parabenizar a equipe do respeitar é preciso pelo reinvenção no formato do curso, mesmo EAD me sinto contemplada uma vez que a s propostas e vídeos dinamizaram as aulas. Arrisco dizer que foi o curso mais significativo e proveitoso que fiz neste formato. Parabéns!

    #15042

    A participação de todos os agentes no processo ensino aprendizagem tem que estar pautada na pratica democrática.
    Entendemos que todo o histórico da visão de uma escola hierárquica, burocrática, bancaria e excludente faz com que ainda hoje haja um receio em participar da construção de currículo. Cabe a nos desmitificar e incentivar esta prática participativa, colaborativa e responsabilizada como primordial para mudar a realidade da sociedade.

    #15049

    Conforme explicitado fica evidente o quanto é complexo vivenciarmos o conceito de democracia nas atividades cotidianas. Tratamos principalmente do espaço escolar, e muitas vezes já se evidencia a dificuldade de explicitarmos e exercermos esse conceito. Os espaços coletivos, muitos dos quais decisórios, tais como Conselhos de Escolas, APM, Conselhos de Classe e Série… quantas são as vezes onde a opinião de muitos, quando são externalizadas, não são consideradas? Ainda vivenciamos experiências onde poucos falam e menor número é os do que decidem. Ainda há muito a ser percorrido para além de experimentarmos rodas de conversa, Assembleias… E que não seja objeto de discussão o que alguns poucos “definem” e apresentam para muitos encenando uma suposta participação. Mas o simples refletir já é um elemento central. Que continuemos avançando!

    #15050

    Dentro da escola é imprescindível que haja um ambiente democrático pois a divergência de opiniões é vasta e enriquecedora. Mesmo as contraditórias. Acredito que, quando 100% das pessoas estão concordando é porque ninguém está, de fato, pensando… ou pelo menos a maioria não está. Às vezes é mais fácil se abster, se omitir, ignorar para que as outras pessoas parem de falar. Existem muitas formas de expressarmos opiniões e não expressar nada também é importante num ambiente democrático porque todas as opiniões precisam e devem ser respeitadas. Divergências sempre existirão e são excelentes para enriquecer o debate entretanto, o respeito deve estar acima de tudo. A definição de democracia está se perdendo em muitas escolas, em muitos locais coletivos e até mesmo nas famílias. Mesmo assim eu prefiro a democracia porque ninguém jamais pode ser calado. NINGUÉM. Em uma democracia, a maioria decide. Sempre foi assim e espero que sempre seja.

    #15135

    Duas coisas me chamam a atenção nesse vídeo; a primeira que a fala desse senhor me remete ao conto “O burrinho pedrês” de Graciliano Ramos em Sagarana, ou seja, a maturidade e suas vivências postas à todes, e segundo que nós precisamos de famílias assim lá na escola. São elas que nos trazem a esperança em não deixar a peteca cair nos dias mais sombrios.

    #15156
    Rogê Carnaval
    Moderador

    Olá cursistas!

    Muito obrigado pela participação de todas e todos.

    Um abraço,
    Rogê

    #15185

    Adorei o depoimento do seu João, como seria legal se toda a comunidade fosse participativa assim! Em vários momentos me pego refletindo sobre o porquê a participação da comunidade é tão difícil, penso se a dinâmica que utilizamos não e funcional. Acredito que muitos educadores tem resistência em uma escola “sem muros”, eles não se sentem preparados para uma educação democrática transformadora, pois terão que lidar com tabus do seu próprio intimo.
    Infelizmente essa estagnação causa efeitos como vemos atualmente, quando um grupo pede a volta da ditadura no pais, reproduz falas criminosas e não veem problema nisso.

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 64 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.