COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13882
    Celinha Celinha
    Moderador

    Olá a todes Cursistas!

    Espero que estejam bem.

    Sem dúvida alguma, as ações e estruturas ligadas a todas as formas de Discriminação também vieram a tona em tempos de pandemia, escancarando nossa desigualdade, o tratamento diferenciado a grupos vulneráveis e ainda tantas outras injustiças.
    Não está sendo nada fácil olhar tudo isso de frente e desenhar futuros. O primeiro passo talvez seja mesmo o reconhecimento de tal realidade e a sinceridade em se colocar como agente dessa história.
    Selecionei três comentários que, de certa forma, traduzem o que eu gostaria de comentar neste espaço. Agradeço por demais a todos, em especial Débora, Bruna e Ariane por me fazer falar por suas palavras tão generosas e certeiras.
    A educação acontece por meio do afeto e a aprendizagem pelo processo de vivenciar as emoções do outro ao ponto de respeitar as suas diferenças e permitir a revelação das potencialidades de cada um.
    A escola enquanto ambiente primordial para uma educação em direitos humanos, pode muitas vezes ter uma abordagem permissiva em relação a naturalização de preconceitos e criação de estereótipos e potencializar a discriminação em diversas esferas. Nós professores também temos um papel fundamental de atuarmos como agentes de transformações sociais em meio as inúmeras situações de formação de valores coletivos que a escola proporciona no seu grande propósito de ensinar a conviver.
    Débora Grecco

    A aula 4 ao abordar o tema Diversidade e discriminação me permitiu refletir o quanto o ambiente escolar pode se tornar o espaço ideal para discutir e compreender as diferenças, já que nele estão sujeitos tão diferentes. Quando a formadora nos alerta de que a escola deve ensinar a conviver a partir de uma lógica justa, fica evidente que o quanto é necessário discutir sobre as diferenças e sobre a importância de sua coexistência.
    Bruna

    A escola é o lugar carregado de diversidade. Lá nos deparamos e interagimos com pessoas de diferentes culturas, com ou sem deficiência, que tem pensamentos diferentes do nosso, de outras religiões e etnias. Por muitos anos, o currículo privilegiou sempre uma determinada cultura e pouco ou nada falou, por exemplo, da cultura indígena e africana.
    O fato de privilegiar um tipo de cultura, gênero e etnia,fez com que as escolas por muitos anos
    reproduzissem falas e posturas discriminatórias. Quando na verdade deveriam debater, ouvir diversas opiniões e refletir sobre elas.
    Há muito o que se fazer para haja o respeito à todos. Diversos temas são vistos como um tabu na sala de aula e não falar ou pesquisar sobre eles acaba reforçando ideias equivocadas.
    A escola deve ser um espaço acolhedor, um espaço promova a discussão crítica e que forme cidadãos reflexivos. Quando nos propomos a adotar essas posturas, esses pensamentos ultrapassam os muros da escola e caminhamos para uma sociedade melhor.

    Ariane

    Saudações fraternas a todos!

    Cuidem-se bem!

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.