COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Celinha Celinha
    Moderador

Olá a todes Cursistas!

Espero que estejam bem.

Vários cursistas acompanharam as LIVES da semana. Agradecemos todos os elogios! Estamos aprendendo a fazer, dispostos a contribuir com estes tempos de pandemia. A participação foi excelente e estamos bem faceiros por isso.
    Selecionei para meu comentário semanal, dois textos que conversaram:

“A educação voltada a direitos humanos está baseada em novos paradigmas, abandonando os conceitos de educação tradicional. Exige postura crítica para que possa se posicionar frente aos problemas e situações cotidianas, adotando atitudes transformadoras. Muito bom o conteúdo da primeira aula, nos levam a muitas reflexões”.

“Acho extremamente importante a educação em direitos humanos, concordo em grande parte com você minha colega, porém entendo que a educação tradicional não é abandonada, aliás ela é transformada, melhorada e ampliada dentro de seus parâmetros limitados, trazendo uma reflexão para que o trabalho realizado seja mais significativo e completo do que em outra hora”.
    Falamos um tanto disso nas LIVES. Em verdade, tanto a Educação sofre incríveis transformações, como os Direitos Humanos são uma eterna construção pois novas demandas surgem fazendo com que seja necessário a criação de leis e demais formas de garantia. Nada é estático, tudo é muito vivo e desafiador.
    Outra questão é “escola tradicional”. Talvez tenhamos compreensões diferentes para esse conceito ou ideia. Do que estamos falando: De conteúdo? De organização prática e política? De participação? Quando falamos tradicional, podemos, realmente, estar falando de questões diversas. De qualquer modo, ela será sempre revista, em todos estes campos. E quem empurra e exige esta revisão é a própria sociedade mesmo que não queira. Cabe aqui uma cena: quando damos um passo, é toda a humanidade que se movimenta conosco.

Outro comentário que destaquei:
    “Espero que até o final desse curso eu consiga ser um ser humano melhor e mais atenta para os direitos universais”.

O que desejamos é que ao final do curso todos se sintam mais confortáveis e fortalecidos para atuar na Comissão de Mediação de Conflitos e levar para seu coletivo ideias novas e fraternas sobre a Educação em Direitos Humanos.

Muito grata pela participação.

Fiquem bem!

Saudações!

Neuli Maria Tenório
    Participante

Também agradeço pelos conteúdos das lives, muito esclarecedores e nos estimulam a refletirmos. Surgem sugestões que podemos levar para a sala de aula, pois acredito que este também seja o objetivo desta formação. Pois são discussões indispensáveis para uma mudança, para estimular a criticidade dos alunos.

Me sinto ainda muito pouco munida de recursos para mediar essas comissões tenho medo de errar por não conhecer e apesar de ter boas intenções cada dia vejo um patamar das minhas certezas ruir

Assisti a Live 2 e apesar da boa vontade,ainda não me sinto preparada para atuar na escola à respeito dos direitos humanos, pretendo assistir outra lives e fazer bastante leitura para ter um embasamento maior.Creio que matérial é o que não vai faltar, já que disponibilizaram vários.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.