COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos COMENTÁRIO EQUIPE FORMADORA

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Celinha Celinha
    Moderador

Olá a todes Cursistas!

Espero que estejam bem.

Selecionei este comentário pois abrange várias facetas da Mediação de Conflitos e nos deixa imensamente satisfeitos com o resultado do trabalho desenvolvido. Vejamos:

“Apesar de todos os entraves e aspectos que envolvem o trabalho da mediação, minha experiência como participante como mediadora percebe é ferramenta que ajuda para democratização da escola em que todos ganham com essa prática. Os alunos que participam da mediação escolar apresentam uma melhora na sua consciência individual e social, desenvolvem a comunicação, a escuta e a empatia, importantes habilidades humanas. Além disso, há a capacidade de analisar e resolver os conflitos e compreender melhor as adversidades e desafios da vida. Os professores por sua vez melhoram a sua capacidade de compreender os conflitos, de comunicação e de resolver os problemas relacionados com o trabalho no ambiente escolar. Os pais também tem um papel importante e podem participar mais ativamente das questões relacionadas com os seus filhos, em especial nas situações de conflitos.”

Todos aprendem na mediação de conflitos! A palavra Democracia aparece em sua melhor performance: democratização como prática e não num lugar de chegada! Todos podem exercitar a mediação. Importante lembrar do texto da Portaria que afirma que toda a escola deve participar da Comissão de Mediação de Conflitos e devem rodiziar para que todos exercitem. Um dia, num futuro desejado, não existirão mais Comissões de Mediação, a escola coletivamente saberá lidar com todas as situações e desafios.
    Para quem tiver mais um tempinho, indico um vídeo de uma palestra de uma educadora que fez parte de nosso grupo de formadores e que está em nosso portal.

Dimensões do poder, da violência e da mediação nas escolas: questionamentos

Gratidão imensa pela participação, gente boa!

Cuidem-se bem!

Suzana Milani
    Participante

Quando foi perguntado o que a palavra “conflito” no termo mais amplo me traz à mente, me ocorreu uma palavra muito forte: “injustiça”; essa palavra veio de forma muito automática e instintiva, embora eu tenha compreendido o conflito como inerente ao ser humano. Entendo que o conflito não é necessariamente ruim em si mas principalmente na forma como se lida com ele. Ao assistir o documentário “Juízo”, entendi melhor porque muitas vezes a ideia de conflito nos traga o medo da injustiça, pois muitas vezes a “mediação” é feita de modo a alimentar a violência e de tirar a voz e isso infelizmente é prática constante um um sociedade autoritária como a nossa.
    Confesso que senti sim um alívio notável quando os formadores disseram em um dos vídeos que a mediação de conflitos não visa solucionar exatamente o conflito mas sim trazê-lo a luz, encará-lo, entendê-lo para então podermos transformá-lo em uma realidade mais justa e numa convivência pacífica. Apesar do nosso sentimento de frustação quando não temos êxito em trazer alguém para o diálogo e a abertura sincera, ainda sim podemos encontrar força na ideia de que essa construção é cotidiana e, por muitas vezes desgastante, mas nunca em vão.
    O exercício de escuta é um tanto quanto complexo, pois exige uma atenção enorme de nossa parte em não validar ou mesmo avançar na análise daquele fato exposto pelo outro. No meu exercício houve a dificuldade tanto minha quanto do meu interlocutor em mantermos a proposta no sentido de não avançarmos validando o outro e até mesmo tentando extrair de forma empática do outro mais elementos da narrativa para que pudéssemos explorar o tema, quase como um psicólogo faria…rsrsrs. Fiz o exercício com um amigo com o qual tenho afinidade em vários aspectos e senti que precisava fazer também com alguém menos próximo, um desconhecido até, para exercer melhor a imparcialidade. Em suma, adorei o exercício, dá muito o que pensar!

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.