Coerência entre práticas de mediação e princípio de direitos humanos

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    Eder Marques Loiola
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    Achei a proposta da aula 5 muito interessante e coerente com os princípios expostos em aulas anteriores. O que mais me chamou a atenção é a interdependência dos pressupostos das práticas de mediação e de aplicação restaurativa da justiça e as ideias relacionadas à educação em direitos humanos. De fato, a organização de espaços de diálogo e encaminhamento dos conflitos inerentes à educação escolar parecem pressupor a percepção dos estudantes como sujeitos de direito e iguais em sua dignidade. Por exemplo, a proposta de suspender a inquirição da verdade ou a prédica moral- características da abordagem distributiva da justiça e muitas vezes repetidas por nós na escola no calor da hora – requer princípios e valores arraigados na defesa dos direitos humanos, que admitem outras formas de viver e estar no mundo e a irrevogabilidade do tratamento digno e igualitário em todas as condições. Além disso, creio que essa perspectiva é até mais reconfortante para todos os educadores da escola, uma vez que o foco se desloca do que à primeira vista pareceriam ofensas pessoais para a compreensão das diferenças e tensões da escola como oportunidade de trabalhar e encaminhar as diferenças de um modo institucional compatível com os direitos dos sujeitos envolvidos.

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