Aula reflexiva

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

Esta aula foi muito produtiva e reflexiva. Todos os pontos abordados foram de extrema importância e relevância e me fizeram pensar no quanto o diálogo pode ser a matéria prima educativa para uma população. Achei extremamente fundamental a abordagem acerca do exercício de escuta mútua e o quanto isso pode auxiliar positivamente na resolução de problemas.

Olá, Jovana!
    Muito bem colocado a relevância de se manter o diálogo, além da escuta mútua na resolução de problemas.

Na fala da Celinha Nascimento ela coloca que é impossível ter educação sem diálogo, concordo plenamente com ela e vou além, o diálogo é vivido, aprendido…estamos em um lugar privilegiado, somos formadores, a nossa postura é de fundamental importância nesse processo, como dizia o meu pai, o exemplo é sempre o melhor remédio! Aprendi muito com o meu pai… Ilustro a minha fala, tenho um filho com quase 7 anos, e tudo que considerava de importante em termos de valores, como o respeito ao próximo, independentemente de quem quer que seja; o diálogo…Quando ele tinha por volta de 3 anos, estávamos brincando e ele escapou o xixi, o pai nervoso começou a brigar com ele (pois era algo que sempre acontecia), ele ouviu, ficou triste e antes de entrar em casa começou a falar, ainda muito sem jeito: papai (ainda com medo) porque você não faz igual a mamãe? Como? (o pai indaga ainda bravo) conversa… a mamãe sempre conversa e entende por que fiz isso… você pode fazer desse jeito da próxima vez? Naquele dia tive a certeza que estava no caminho certo! Dessa forma construímos sujeitos que amanhã também saberão Ouvir…Diálogo, uma ponte para a democracia.

Celinha Celinha
    Moderador

Puxa, Conceição!

Que história bonita você nos contou! Seu exemplo é muito bonito!

Gratidão imensa!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.