Aula ! Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Aula ! Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Meg Masssri Sampaio
    Participante

Temos um grande caminho a percorrer para que todos entendam o que realmente significa Direitos Humanos. Como educadora tenho a responsabilidade de estar ensinando crianças e famílias seu real conceito, para que possa atingir o maior número de pessoas com esse conhecimento. Afinal Todos somos iguais, temos os mesmos direitos e deveres e devemos nos respeitar sempre!

Eu quero iniciar meu primeiro post afirmando o quão estou feliz em estar neste curso, pois lutei durante toda minha vida por Direitos Humanos. Morei em favelas, em lugares muito pobres e tive de lutar full time para ter uma vida melhor. Lutar por estes direitos significa fomentar educação de qualidade, lutar por igualdade de gêneros, lutar contra o racismo, lutar por melhores condições de trabalho e lutar contra a dualidade social que desequilibra direitos para ricos e direitos para pobres, haja vista que todos somos iguais em direitos e deveres.

Muito importante esse diálogo que nos faz refletir sobre os contextos escolares que estamos inseridos e os ambientes de convivência organizados para as crianças. Percebo a importância de se construir de maneira significativa um ambiente que emerja uma cultura de respeito à dignidade humana se contrapondo a um ambiente mecânico e rotineiro. Que não nos convida a parar e pensar sobre nós, sobre o mundo e sobre o outro, não nos permite ser afetado pelo outro, pela sua dor, seus sentimentos.

Além de ouvir muito “bandido bom é bandido morto”, também tem a famosa frase “direitos humanos é só pra bandido.” Sabemos que por meio destas e outras falas que temos um longo caminho pela frente. Por isso, é importante iniciar desde cedo a formação e conhecido do real conceito na escola, pois facilitará para que todos e todas sabem de seus direitos e deveres, assim contribui na formação do ser de responsabilidade e respeito.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.