“Aula 6 – Práticas democráticas na escola”

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola “Aula 6 – Práticas democráticas na escola”

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor

O curso quase acabando e eu não posso deixar de registrar minha gratidão à todos os professores por dividirem seus gigantes conhecimentos conosco.
    O tema práticas democráticas me interessa bastante, sou uma pessoa comunicativa então acredito muito na participação de todos com opiniões, falas, participações, sugestões entre outras possibilidades para contribuir com um espaço democrático.
    A maior reflexão, inquietação e questionamento que fica para mim é que a decisão da maioria não é democracia. Como não pensei nisto antes e quantas vezes não fui maioria e não me senti atendida e me dei como um voto vencido por não fazer parte dos mais votados, mesmo que por dentro não concordasse.
    Sobre a democracia na unidade em que estou (comecei neste ano) posso dizer que foi bastante contemplada nos poucos dias letivos em que tivemos. Uma gestão aberta a diálogos, uma instituição em que funcionários e pais puderam expressar suas falas em momentos coletivos e individuais. Pude observar diversas sugestões acatadas.
    Apenas um desafio que vinha sendo discutido na reelaboração do PPP e fomos interrompidos, é a participação efetiva da comunidade escolar, instigar o entorno realmente é um grande desafio para a grande maioria das escolas. Acredito que nos deparamos com uma sociedade que provavelmente não saiba que pode e deve ser atuante nas unidades escolares. Conscientizar esta comunidade pode ser a primeira abordagem para enriquecer estes laços.
    Finalizo minha participação com uma fala da Professora Cirlei “a democracia é um exercício”. Sabemos das dificuldades que muitos se deparam no cotidiano escolar então é necessário persistir, praticar sempre com respeito mútuo na busca de decisões democráticas.

AS práticas democráticas surgem através de regras onde o colegiado, conselho de escola ou assembléia como muitos chamam, são reunidos com pauta específica para cada encontro, onde efetiva ocorre a gestão democrática, fando voz e vez a todos os presentes. Esses encontros são estabelecidos por assuntos pertinentes ao cronograma do PPP da escola, documentação legal a ser realizada, e também ocorre em caráter extraordinário para assuntos diversos, até mesmo se for o caso estabelecer uma converso em torno da problemáticas como mediação de conflito. A importância desse encontro e dessa gestão participativa, com a comunidade escolar caracteriza-se a escuta apurada da realidade do entorno escolar assim como as situações presentes no ambiente escolar. O conselho participativo tem uma fundamental importância. E na escola em que atua é feito com todo esse requinte de detalhes para que todos participem ativamente sendo mediado pela equipe que a forma e conduzida divinamente pela gestão escolar.

Quanto aprendizado! A partir desse curso pude me despi de tantas outros preconceitos…Aliás, nem sabia que eram. Saio dessa formação melhor, com mais subsídios contribuir para uma construção de uma sociedade mais democrática, onde todos possam de fato, ter suas vozes ouvidas e não silenciadas pelo preconceito e discriminação. Grata aos formadores pelo carinho e profissionalismo com que abordaram os temas.

Sinto cheiro de quero mais! Agradeço a todos que aqui estiveram e compartilharam tantos saberes. Iniciei minha tarefa, Plano de Ação, e logo de cara me deparei com a pergunta;”Como desenvolver um plano de ação democrático?” Bem, esta pergunta pode ser o meu começo.
    Abraços a todos!

Cara Paula,

Sim, a democracia é um exercício constante e a política, em seu sentido mais amplo e relacionado à vida pública, é sempre um terreno de disputa de narrativas e significados. Nós, aqui, fincamos nossas trincheiras a partir da defesa dos direitos humanos.
    Em relação à maioria, sim, ela nem sempre é sinônimo de democracia. Muito pelo contrário. Por vezes, ela pode ser opressora e silenciadora de divergências e opiniões contrárias. Mais do que isso, se a decisão da maioria visa eliminar minorias, ela flerta com o fascismo.

Um abraço,

Crislei

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.