“Aula 6 – Práticas democráticas na escola”

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola “Aula 6 – Práticas democráticas na escola”

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor

Esse tópico me fez pensar o quanto muitas vezes fazemos coisas na escola e nem sabebos bem o porquê estamos fazendo. O vídeo me fez pensar o quanto seguimos regras quem nem sabemos quem as criou e o porque as criou. Vamos fazendo as coisas meio que automaticamente. A cena do prisoneiro sendo espancado nos choca. Foi preciso enfretar o superior para se conseguir o seu objetivo.
    O ideal seria conseguirmos os nossos objetivos, sermos ouvidos, sem precisarmos ir para o enfretnamento, para o confronto. O confronto deveria ser só no campo das ideias.
    Entendo que precisamos de regras em espaços coletivos, mas o ideal é que elas sejam construidas no coletivo.

Rogê Carnaval
    Moderador

Olá Luciana!

Corroborou muito precisamente o que tá em jogo nessa discussão.

Obrigado por sua valiosa contribuição e participação!

Um abraço,
    Rogê

A escola não é democrática apenas por proporcionar ações democráticas no seu interior, e sim uma escola que favorece espaços (reias) para que todos possam participar, que reconhece o sujeito/grupos em todas as suas especificidades. Parece fácil, mas não o é! Tudo que tinha como ideia de democracia foi por água abaixo…sinto até vergonha, como algo tão básico e eu não tinha me atentado até hoje!!! Achava que quando a maioria vencia, era democrático…Quantas DESCOBERTAS nesse curso, quanto aprendizado, ainda não tenho condições de organizar todas as informações, no entanto, sei que terei, buscarei! Grata a todos por proporcionarem tamanha beleza (conhecimento)! É como ver o sol…

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.