Aula 5 (parte 1) – CONVERSA SOBRE CONFLITO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos Aula 5 (parte 1) – CONVERSA SOBRE CONFLITO

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

A forma que a escola está lidando com os conflitos agora na pandemia, em relação aos alunos, está diferente do que presencial, pois praticamente os conflitos acabaram, visto que estamos falando de uma Unidade Escolar de Educação Infantil. Porém existem conflitos ainda, com os pais das crianças, sendo eles à distância ou até presencial, quando precisam retirar algum material ou benefícios na escola, esses conflitos em especial, estão sendo resolvidos pela gestão escolar, que continua fazendo plantões nesta quarentena. A resolução desses conflitos estão sendo igual no seu sentido de urbanidade, porém limitado, devido às condições atuais, além disso, podemos dizer que vários deles são os mesmos de antes, pois os conflitos, são inerentes às relações humanas e são gerados muitas vezes pela intolerâncias do ser. Refletindo sobre as minhas práticas à luz das aulas deste curso, vejo que preciso melhorar meus conceitos, pois no ímpeto de ajudar, mediar e de resolver os conflitos na escola, me esqueci dos seguintes princípios que o material do curso está apresentando. São eles: os conflitos são inevitáveis, nos constituem enquanto seres humanos, somos seres relacionais e esse conflitos são na verdade oportunidade e não o resultado de uma falha. Além disso, as CMCs, precisam impetrar na escola uma cultura de mediação, ou seja, este é um trabalho preventivo.

A escola cujo a qual trabalho lida com conflitos de uma forma bem articulada, pois nela existe o mediador que está ali prestativo a ter uma escuta funcional e levar palavras certas para o momento certo. Durante a pandemia estamos tentando tanto trabalhar com as questões socioemocionais pois temos um agravante que é de trabalharmos em região periféricas, com vários fatores de risco que acabam por intensificar essa questão do isolamento. Dessa forma os conflitos são os mesmo e que geraram outros bem pertinentes pois afeta toda a estrutura de uma família em condições de classe baixa. A parte mais reveladora para isso, são os poucos acesso e aproximação que temos com nossos alunos, e os poucos acabam relatando angústia dos momentos vividos. Isso como profissional, mediador traz uma reflexão muito profunda sobre o olhar ao próximo e a minha escuta além de mediadora do conhecimento se estendeu ao olhar humano mais ainda, pois já praticava essa postura nos meus 22 anos de magistério.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.