“Aula 5 – Mediação de Conflitos”

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  • #14243

    A aula 5 nos mostra a atuação da CMC se constitui enquanto um coletivo de diversos membros da comunidade escolar que objetivam a criação e manutenção de práticas político-pedagógicas que estimulem um ambiente de não-violência baseado no respeito mútuo e no diálogo afetivo entre todos os envolvidos na escola enquanto instituição.
    Por sua vez, a Comissão de Mediação de Conflitos entende a mediação como uma interferência consentida que objetiva a condução de uma situação de conflito. Seu poder é limitado, pois a decisão final é das partes em conflito. Cabe ao mediador adotar a postura mais imparcial possível. Existem duas formas de se lidar com um conflito: ou os envolvidos o evitam, negando e ignorando a sua existência; ou o conflito é enfrentado, tentando unir as partes através do diálogo. Enquanto a negação não resolve o conflito tornando-o latente, a resolução permite às partes a convivência harmônica e o respeito às diferenças.

    #14462

    Muito interessante, complexo e necessário o exercicio de Escuta. Foram excelentes as indicações e orientações sobre como Mediar um Conflito, precisa ter uma conversa, um dialógo, uma escuta imparcial e principalmente justa. Destacando que o conflito faz parte da interação entre sujeitos.

    #14631

    Nessa aula pude perceber o quão difícil é escutar o outro sem emitir qualquer opinião ou comentário; pois na maioria das vezes eu procuro ouvir, porém me pego cogitando opinião e comentários; essa escuta ativa de ouvir e e responder ao outro com as mesmas palavras que nos dito é extremamente difícil, mas quando se consegue fazer essa escuta, é notório a cara de perplexo do outro, pois este realmente vê que foi ouvido e que não ouviu criticas e nem comentários. Nessa época da pandemia percebi que todos estamos carentes de sermos ouvidos realmente, sem comentários, opiniões ou criticas. A equipe escolar da qual faço parte tem um grupo no Whatsaap e um vez por semana ou ao final de cada reunião é dado a vez para quem quer falar, e combinamos de ouvir o outro, fazendo o exercício da empatia e se colocando no lugar do outro, sem julgamentos e opiniões, à menos que a pessoa peça por alguma opinião ou conselho. E mesmo sendo difícil o grupo vem conseguindo, e assim temos nos ajudado mutuamente. ao realizarmos esse exercício de escuta ativa, também estamos exercitando o nosso papel de mediador de conflitos, mesmo que aparentemente não haja nenhum conflito.

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