Aula 4 (parte 3) = DIFERENTES FORMA DE DISCRIMINAÇÃO

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  • #12509

    Nesta pandemia, a educação à distância foi escolhida como principal canal entre os alunos e as escolas, que estão fechadas por razões óbvias. Dentro da educação à distância, temos as tic’s, onde o ciberespaço é a forma mais usada para transmitir as aulas virtuais, entretanto, em minha opinião,  está longe de conhecer a igualdade social, pois apenas reforça e reproduz com a mesma divisão existente em nossa sociedade. As classes populares sofrem nele as mesmas discriminações que sofrem no mundo real. Os mais ricos com mais acesso aos avanços científico-tecnológicos e a subordinação deles como rápidas e eficientes forças de produção. Os mais mais pobres com menos acesso à esses avanços, apenas perpetuando e evidenciando as diferenças já existentes no mundo “real”. 

    #12523

    Discriminar=ação ou efeito de separar, segregar, pôr à parte/ diversidade=qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado. Partindo deste pressuposto e de tudo que aprendemos no decorrer da aula 4, percebemos este movimento o tempo todo, o que não deveria estar acontecendo ainda, porque há muito tempo existem estes movimentos tentando mobilizar e fazer com que as pessoas reflitam sobre seus comportamentos, atitudes e ações. Quantas vezes nos damos conta de que ao escolher determinado modo de ministrar este ou aquele assunto ou a estratégia que utilizei em sala de aula, também estou discriminando e desrespeitando determinado aluno ou grupo de alunos. Devemos o tempo todo ter atitudes e posturas respeitando esta diversidade de modo a não discriminar ninguém e sim incluir e respeitar os momentos, tempos e características de cada um.

    #12549

    Vejo os efeitos da pandemia e do isolamento social como eventos que potencializam as discriminações em ambiente escolar. Vivemos um momento de adaptação com relação as novas formas de interações entre as escolas, as famílias e a sociedade, viabilizadas pelas tecnologias da informação e da comunicação. Neste processo adaptativo há uma série de elementos a serem considerados como o acesso aos recursos tecnológicos associado às competências técnicas para seu uso efetivo. Com relação ao acesso, me parece claro que este não seja universal, muitas famílias não tem a aparelhagem necessária para dar conta destes acessos ou o acesso a uma rede de internet que dê conta do fluxo de dados. Mesmo dentre as famílias que tenham o acesso garantido com a posse de aparelhagem compatível e um plano de internet, muitas vezes não contam com um suporte e/ou competência técnica para um uso efetivo e para as demandas da educação à distância. Um terceiro cenário seria daquelas famílias que simplesmente não tem acesso e há ainda um outro cenário daquelas famílias que vivem situações específicas aonde o acesso as crianças sob sua tutela a estes conteúdos não é prioridade, frente a uma série de outras demandas e preocupações decorrentes da pandemia.

    Enfim, claro que os cenários não se resumem a estes, mas o que me proponho a refletir sobre as consequências da pandemia sobre os estudantes atingidos pelas diferentes formas de discriminação, é que estas discriminações que sofrem diariamente tendem a ser potencializadas. Se a adaptação a este período já é difícil para nós que, minimamente temos garantidos nossos salários, empregos e acesso a bens e serviços culturais, imaginem para a grande parcela da população que vive e sempre viveu a margem disso tudo.

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