Aula 4 ( parte 2) – DISCRIMINAÇÃO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Aula 4 ( parte 2) – DISCRIMINAÇÃO

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12498

    Com certeza. Apelidos que são atribuídos devido à características físicas, formas de falar, de andar, de agir, etc, são muito comuns dentro dos muros da escola. Ou quando um aluno é indisciplinado, é certinho demais, ou tem uma família complicada ou participativa… Ou seja, tudo é motivo para apelidamos e isso “pega”, como a professora Deisy Ventura, isso é discriminação, pois como o mundo seria se todos se tratassem como gordo, preto, “viado”, bicha, gay? E sabemos que a discriminação pode causar cicatrizes profundas numa pessoa, como o livro que a professora Deisy relatou o caso do autor Albert Chen que sofreu uma discriminação aos 10 anos de idade e aos 77 quando publicou o seu livro, ainda sentia as consequências daquele episódio.

    #12548

    Infelizmente nossa sociedade tem naturalizado diferentes formas de discriminação, muitas das quais são silenciosamente propagadas nos meios de comunicação. Nascidos e criados em uma cultura que naturaliza “padrões”, é natural que nossos bebês, crianças e jovens reproduzam com ainda mais naturalidade estas discriminações. Poderia citar diferentes exemplos, mas vou me ater apenas aos exemplos baseados em “padrões de beleza” incutidos em nosso imaginário pela televisão. Apesar do advento e da crescente popularização da internet com um poder maior de contrapor estereótipos, a televisão ainda exerce grande poder de influência sobre nossos bebês, crianças e jovens. Um aspecto desta influência está sobre um fenômeno conhecido como vigorexia, em que padrões associados à forma física “ideal” geram um comportamento conhecidos como “gordofobia”.Neste contexto, é comum vermos nos corredores das escolas, principalmente das crianças mais velhas e adolescentes, grande discriminação com pessoas acima do peso associando-as a situações de chacota, bullying e ciberbullying que extrapola o ambiente escolar. Como dito, este é apenas um exemplo de como as discriminações ocorrem na escola. promover o diálogo é essencial para abordar estes assuntos e a internet, com a apresentação de “novos” e diferentes ídolos, pode servir como excelente contraponto aos padrões socialmente difundidos.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.