Aula 4 (parte 1) – PENSANDO NA DIVERSIDADE

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Aula 4 (parte 1) – PENSANDO NA DIVERSIDADE

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12442

    Partindo de dois pontos de partida: primeiro que estamos falando de situações que ocorrem dentro da escola e que nos últimos anos a diversidade, especialmente com a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais, tem sido comum e segundo que a  Declaração Universal dos Direitos Humanos é bastante clara quando inicia cada um de seus artigos com as palavras: “Todo ser humano tem direito a…”, isso significa que a única condição para alguém ter direito aos “Direitos humanos” é ser humano e que : nada do que alguém tenha feito, bem como nenhuma característica física, intelectual, social ou política, deve levar à privação dos direitos que são universais, não existe outra possibilidade a não ser que a diversidade enriquece nosso trabalho sempre. Já vivi muitas experiências relacionadas à diversidade, por exemplo, o fato de tratar bem, respeitar e valorizar as opiniões de um aluno que era ignorado pelos colegas e por outros educadores por ter sido rotulado de indisciplinado e “burro”, o fez mudar, ganhar auto-estima e aprender muito. Em outro ano tive uma aluna com paralisia cerebral e pedia a ajuda da turma para me auxiliar no ensino e cuidado dela, era uma turma de 2º ano. Cada dia um aluno ficava à disposição dela, mas tinha um aluno em especial que a acompanhava nos intervalos e espaços externos. Durante o ano, ele leu para ela o livro “O pequeno príncipe”. Enfim, sempre há espaço para melhora e aprimoramento de nossa prática, por isso minha formação neste curso, para poder transformar ainda mais significativamente meu trabalho na escola.

    #12445

    Pensar a diversidade e muito mais amplo do que a própria palavra, e o mais difícil de todos os temas, pois pensar e planejar para diversidade envolve despreendimento de conceito, valores, ideias, e ideais.Voltamos ao tema inicial Direitos humanos, o mundo e a escola foram feitos para todos e todas de forma integral e justa, o “odio” que vem separar e segregar as pessoas.Como Educadora já tive a oportunidade de trabalhar com diferentes culturas, idades, classe sociais, diferentes tipos de comunidades, e como foram experiências grandiosas, acredito que aquele que abraça a educação de verdade compreende e aceita e respeita seus alunos independente da cor, endereço,conta bancaria, condições físicas e psicológicas.

    #12547

    Sobre a diversidade e a discriminação é interessante pensar o quanto estes conceitos se aproximam e se distanciam em uma relação dialética. A diversidade está presente em todos os agrupamentos humanos. Todos somos extremamente diversos mesmo considerando aspectos que nos aproximem. O que caracteriza a discriminação no contexto das diversidades está relacionado as ações, intencionais ou não, utilizadas para segregar, depreciar ou desqualificar indivíduos em virtude de suas características diversas.

    Tendo em vista este contexto, a reflexão proposta me leva a considerar que as diferenças enriquecem nossa sociedade, nossas relações e nossos convívios a partir do momento em que estamos dispostos a aprender com o outro, compreender seu ponto de vista e dialogar com a sua realidade. De fato, em sala de aula aprendemos muito com a diversidade. Por outro lado esta mesma diversidade é utilizada, infelizmente, por muitos, como contexto de exclusão, principalmente quando atribuímos qualquer “insucesso”, “falha” ou “fracasso” a uma ou outra característica de um individuo ou grupo de indivíduos. Em contextos coletivos, infelizmente, é muito fácil silenciar ou negligenciar algumas minorias sob a roupagem de atitudes democráticas que favoreçam ou que só considerem as maiorias.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.