Aula 4 – Diversidade e discriminação

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Aula 4 – Diversidade e discriminação

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13164

    A questão da discriminação é muito pertinente,devemos sempre debater sobre isso para tentar expor o que ainda acontece e assim mudar essa situação.Acredito que o ponto principal é trabalhar com as crianças o respeito ao outro independente de religião, raça ou sexo. Fazendo eles refletirem sobre suas ações e como algumas brincadeiras ou a falta de respeito, impactuam na vida de seus amigos e familiares.Devemos estar atentos às manifestações de bullying decorrentes de ações discriminatórias e ter uma boa relação com as crianças, de maneira à levá-las a enxergar que apesar das diferenças todos merecem respeito. Por isso é fundamental ensinar e trabalhar a diversidade, além é claro, sempre expor o conhecimento dos direitos da criança e do adolescente,ou seja, envolver as famílias e toda a comunidade nesse conhecimento será essencial.

    #13334

    O preconceito pode ser entendido como julgamento preconcebido, pejorativamente, manifestado geralmente na forma de atitude discriminatória, a tudo aquilo que foge dos padrões de sociedade. O preconceito é opinião formada sem reflexão. Quando exteriorizado em atitudes ou ações que invadem os direitos humanos, com critérios injustos, como religião, raça e orientação sexual, é estabelecida a discriminação. Já a intolerância é expressa, muitas vezes, em comportamentos hostis e violentos.

    Entretanto, nem sempre o preconceito, em todas as suas dimensões e implicações é expresso com gestos intolerantes, de fúria ou violência, mas numa ação velada. Com piadinha intransigente contada entre conhecidos, em ambiente amistoso, como se fosse gesto ocasional e sem consequências. Ou, ainda, disfarçado de falsa aceitação às diferenças. E neste caso, se bem disfarçado, tem até certa licença para existir. Porém, preconceitos inofensivos não existem e todas as formas de preconceitos machucam e deixam marcas.

    É importante que se trabalhe no entendimento de que cada indivíduo é portador de inúmeras características que o diferencia dos demais e que esta condição não o torna inferior. É preciso que, desde cedo, a afirmação, tanto hipócrita, de que todos nós somos iguais seja repensada, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria o preconceito. É fundamental que as pessoas entendam que somos todos iguais por fazer parte da espécie humana, mas desiguais por possuirmos individualidade e identidade única. É direito garantido que as pessoas se sintam confortáveis e que sejam respeitadas em sua diversidade.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.