Aula 3 (parte 1) – MAPEAR, UM VERBO CONTEMPORÂNEO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento Aula 3 (parte 1) – MAPEAR, UM VERBO CONTEMPORÂNEO

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Usando como base a pandemia da Covid19 no Brasil inteiro e tendo em vista as recentes notícias de possíveis “manipulações” de informações, subnotificações de números de infectados e óbitos e as mudanças ao informar a população do mapeamento feito pelo governo digo que o Brasil está sendo o Brasil. Vejo com muita suspeita o exercício de Mapeamento feito por governos e instituições civis na questão do vírus, me sinto totalmente alheia a tudo o que acontece. Eu senti muitos dos sintomas da Covid19, fui à uma UBS, onde fui muito bem atendida, entretanto não fiz o teste, ou seja, tive mesmo a doença? Apareço em alguma estatística como suspeita, como infectada? Não sei informar… Diante de todo o exposto, digo que me sinto esquecida, enganada e surpreendida pela capacidade do ser humano de brincar em tempos tão difíceis e atípicos que talvez nunca mais se repitam.  

Bastante pertinente os formadores do curso trazerem o debate do mapeamento da cidade quanto aos casos de Covid 19. Esta matéria nos trouxe a reflexão para um tema atualíssimo, nos fazendo justamente pensar sobre a importância de analisarmos criticamente as informações recebidas. De fato, sobre seu caso, Tania, que bom que está se sentindo bem, apesar dos sintomas. Também tenho dúvidas quanto às subnotificações da doença.

Percebo claramente o papel deste verbo “mapear” como rastrear e identificar situações, fazendo o registro e o debate, dos pontos norteadores de uma educação em direitos humanos do que é positivo e o que precisa reverter coletivamente.

É conhecendo o lugar, seu entorno e quem são os sujeitos que ali estão, que a unidade pode compreender o que “vai bem” e o que “precisa mudar”, em ações efetivas para a escola. Mas, como já mencionado na aula 2, há de se garantir confiança e a escuta dos sujeitos para que o mapeamento seja real e não meramente mais uma atividade burocrática.

Só uma atenção: Brasilândia é um bairro da zona norte, não zona leste, como colocado no vídeo.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.