“Aula 3 – Mapeamento”

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento “Aula 3 – Mapeamento”

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12387

    Que estudo rico, aliás a cada aula sou surpreendida com as diversas possibilidades que os temas trazem.
    Compreender mais sobre o Mapeamento expande as possibilidades de trabalho, esta sondagem, se é que podemos chamá-lo assim, que busca de maneira democrática enumerar e trazer soluções e novas sugestões para situações positivas e negativas historiciza a necessidade de uma determinada unidade escolar ou espaço.
    O vídeo socializado da série Cidade dos Homens retrata uma realidade. Acredito que este seja o real exercício problematizar através das realidades, por isso a importância de ser democrático, pois só com a participação de todos que conseguiremos discutir as verdadeiras particularidades.
    Refletir sobre o Mapeamento na Pandemia é um movimento extremamente complexo. Na unidade de Educação Infantil em que atuo foi feita uma pesquisa neste período. Temos 123 crianças matriculadas, apenas 56 famílias atenderam o telefonema. Destas nenhuma recebeu a apostila enviada pela prefeitura e apenas 3 estavam com o endereço desatualizado. A maioria mencionou preferir desenvolver as atividades via apostila e não através da internet. A última questão era se tinham alguma sugestão para colaborar com os trabalhos e todos disseram que não.
    Este simples mapeamento me proporcionou associar inúmeros questionamentos que aprendemos neste módulo. Como estão as relações das famílias com a escola já que nossas maiores ferramentas de contato são através das tecnologias, atividades orientadas como padrões de trabalho, mas muitas vezes não acessados por inúmeras particularidades das famílias. Me pergunto o que é realmente significativo neste momento e como alcançarmos famílias em um país em que muitos não tem o básico e a internet é algo acima do padrão?
    Finalizo compreendendo que mapear é um caminho e em nosso cenário atual necessitará ser muito revisitado.

    #12450

    Muito bem colocada as palavras da colega, o mapeamento é uma forma de democracia, no momento que estamos vivendo infelizmente os direitos e benéficos não são para todos, acredito não ter tido escuta e respeito com nossas famílias, nossos alunos, nossos bebês e crianças.

    #12484

    Este tema é bem delicado, porque sempre nos colocamos na defensiva. O importante é pensar no coletivo, no quanto as relações vão melhorar e no quanto teremos proveito a partir deste novo olhar, deste novo estreitar de relações que se firmará neste novo contexto. Mas para chegar até aí, o caminho é longo, temos que arregaçar as mangas, aprender a ter o olhar e a escuta sensíveis. Não só querer se colocar, mas dedicar esse cuidado também à escuta, leitura e à observação . Neste mapeamento temos que aprender o exercício de diálogo, identificar problemas e potencialidades, enfrentar aspectos que preocupam e inquietam a comunidade. Construir com os diversos sujeitos relações que contribuirão de forma decisiva para a construção e sustentação de um ambiente de trabalho e de estudo norteado pelo respeito mútuo. Se conseguirmos metade de tudo isso que aprendemos nesta aula, já estaremos no caminho certo.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.