Aula 3 – “Mapeamento”.

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento Aula 3 – “Mapeamento”.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12270

    Todos os profissionais da educação foram pegos de surpresa em relação a essa nova forma de ministrar aulas em tempos de pandemia. Tiveram que superar barreiras que envolvem: conhecimento com a tecnologia, criatividade ao elaborar uma live, vídeo/aula, novas formas de planejamentos e reuniões…E apesar dos tantos questionamentos, dúvidas e ajustes ainda indefinidos, foi possível observar o quanto o mapeamento é importante para compreender as demandas da realidade escolar, se tornando imprescindível.

    #12277

    Mapear é o grande norteador do trabalho humano, principalmente para colocar em prática aquilo que é de direito ao sujeito, muitas vezes me sinto surpreendida com o mapeamento realizado pelos governantes e instituições civis, por terem uma visão um tanto quanto alienada a nossa realidade na resolução de problemas que são reais e que precisam ser mapeados com urgência para fornecer dignidade a vida humana, todos os problemas possuem potencialidades para se saber aonde se pretende chegar com todo esse mapeamento.

    #12295

    Concordo com a Taline, fomos todos pegos de surpresa, e fomos obrigados a nos adaptar rapidamente ao trabalho remoto,aulas a distância e o uso da tecnologia digital, sendo dias difíceis e desafiador, pois lidar com tantas mudanças, incertezas, angústias, medo, não é fácil. Vimos a solidariedade florar na sociedade, onde muitas pessoas se mobilizaram a ajudar ao próximo. Enfim, no final de tudo isso, ficará o aprendizado e superação. Acredito que o Ensino Híbrido , a empatia, solidariedade vieram para ficar, pois todo o aprendizado adquirido na pandemia, não poderá ser perdido. Ficará para sempre nas nossas memórias e na história do mundo.

    #12349
    Daniela Soares cleto
    Participante

    Esta aula nos traz a reflexão de como é importante mapear para sabermos como agir nas diversas situações da escola tentando buscar soluções para os conflitos que nela existem. A importancia de se ouvir todos que participam deste processo, alunos, funcionários, pais, como é rico o que eles podem trazer de informação que não conseguimos enxergar muitas vezes. Esta troca é muito rica e essencial para o trabalho. Pensei e refleti muito com o episódio que assistimos “Cidade dos Homens” pois estou numa realidade muito parecida, nossa escola fica na comunidade de Paraisópolis e neste período pandemia estamos enfrentando este problema….os cartões merenda não chegam à residencia do aluno, o material enviado por SME também não chega…..e nem na escola recebemos….pais estão muito preocupados…passamos por uma situação neste mês com os correios muito chata…nossos alunos encontraram o material enviado embalado nas caixas jogados num canto da comunidade, uma mãe viu o funcionário do correio deixar o material la….nossos alunos recolheram tudo e levaram para a escola para que pudessemos localizar os alunos e avisa los via telefone para irem buscar ….. e ai esta aula veio ilucidar tudo que vivenciamos e nos mostrar a importancia de se mapear de conhecermos os espaços….

    #12371
    Roberto de Moraes
    Participante

    O trabalho de mapeamento pensado no Respeitar! faz um chamado para “Identificar problemas e potencialidades” e deve ser realizado de forma coletiva para que os problemas e as potencialidades não sejam vistos apenas por uma pessoa ou por uma pequena minoria, mas que consiga agregar vários olhares e percepções e assim possa ser potencializado. Destaco essa argumentação que falou muito comigo, sobre a importância do trabalho coletivo, fundamental na resolução dos conflitos.

    #12440

    O mapeamento está muito ligado com a empatia humana, um olhar mais apurado, ter o conhecimento mais sobre o outro e sobre o espaço que se pertence, que todos somos sujeitos de direitos, temos que ter o respeito mútuo, ter a ideia que a dignidade de ninguém deve ser violada. Todos esses pontos estão entrelaçados e tem que ser trabalhados juntos. Para identificar essas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, mais do que um mecanismo de pesquisa, mapeamentos podem ser também uma estratégia de mobilização comunitária, pois convocam as pessoas de uma comunidade a perceber quais são seus potenciais e aproximam moradores e trabalhadores do espaço em que vivem ou exercem sua profissão. Esse curso está sendo muito rico cada aula está sendo de grande valia.

    #12617

    Em meu ponto de vista estamos vivendo este momento de pandemia , onde faltou mapeamento e organização com medidas preventivas desde o início do surgimento da covid 19 no Brasil. Acredito que se medidas fossem tomadas antes do carnaval com a entrada de tantos estrangeiros em nosso país como médicão de temperatura nós aeroportos e trabalho de conscientização preventiva .O primeiro caso confirmado foi em 26 de fevereiro , e somente meados o dia 27 de março que começaram com algumas medidas .
    Mapear é essencial para que soluções sejam encontradas .

    #12667

    Concordo com a fala da Cláudia Alessandra, realmente o mapeamento realizado pelo governo nesse momento de pandemia, principalmente nos apontamentos de casos suspeitos, confirmados e óbitos, não foi algo transparente para a sociedade, muitas pessoas não tiveram acesso ao teste no serviço público, somente as pessoas com sintomas graves, e com certeza esses números sem bem maiores. Eu apresentei sintomas de COVID 19 porém não consegui realizar o teste pois os sintomas estavam leves, não consegui comprovar ou descartar o diagnóstico, e em caso de confirmação não estou dentro desse mapeamento que esta sendo divulgado. Muitas pessoas estão na mesma situação, alguns evoluindo do quadro leve para o grave e até para o óbito sem certeza de diagnóstico. Respondendo a reflexão inicial da aula 3, me senti enganada pelos mapeamentos apresentados.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.