Aula 2 – Respeito Mútuo

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Aula 2 – Respeito Mútuo

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

Hoje em dia vivemos uma tremenda falta de harmonia entre os seres humanos, entre as diversas classes sociais, em todos os sentidos, e em todos os lugares: na escola, em nosso local de trabalho, com os vizinhos, em nosso própria casa, com os familiares, e entre os demais.
    Fundamental destacar que respeito mútuo é um elemento fundamental em qualquer tipo de relação humana.

Honoria da Silva Costa- Costuma afirmar, que estamos aquí no planeta Terra, para aprendermos a conviver, a nos ajudar de forma recíproca nos respeitando (fazer o bem sem ver a quem).Como diz o texto: Respeito é ensinado na prática e no cotidiano, mudando- se posturas e formas de agir, abrindo- se espaços de escutas qualificadas, onde as pessoas se sintam acolhidas, dando- se abertura à diálogos (respeito é olhar para o outro e entender que tem algo a dizer (por exemplo: comunidade escolar: alunos, professores, pais, etc).

Acredito que este tema seja de vital importância para os dias atuais, não há como assistir o vídeo de relato da Pâmela sem fazer conexão com tudo que vem acontecendo nos Estados Unidos no caso de assassinato de George Floyd. Me impactou profundamente seu relato, me levou a refletir sobre as dificuldades que os pretos de nosso país e do mundo enfrentam diariamente, como se faz importante essa discussão sobre tema tão relevante.
    Quando a aula me pede para refletir sobre momentos em que fui desrespeitada, momentos em que me respeitaram, que fui respeitosa e desrespeitosa, me levou a memórias felizes e alegres, memórias tristes e de medos dos quais levei algum tempo para esquecer e superar, me faz sondar momentos que talvez possa ter ultrapassado o limite de alguém, enfim, impossível não ser transformada através dessas aulas, não fazer um momento de reflexão significativos de novas práticas a serem abordadas tanto no ambiente escolar quanto na vida secular com nossos amigos, familiares e conhecidos.
    Que aula tão rica,significativa e transformadora.

O respeito é um elemento fundamental em qualquer tipo de relação humana, é algo que deve partir de todos os envolvidos .As relações só dão certo quando todos consideram o espaço do outro .

O importante é que saibamos chegar a um consenso final que respeito mútuo se dá na vivência e interação entre seres humanos. Eu posso pensar diferente das pessoas, mas devo respeitar o que os outros pensam. Assim, podemos levar isso no nosso dia a dia na Escola, onde o convívio e a afetividade é muito importante. Compaixão e respeito a diversidade deve prevalecer no âmbito Escolar. é que saibamos chegar a um consenso final que respeito mútuo se dá na vivência e interação entre seres humanos. Eu posso pensar diferente das pessoas, mas devo respeitar o que os outros pensam. Assim, podemos levar isso no nosso dia a dia na Escola, onde o convívio e a afetividade é muito importante. Compaixão e respeito a diversidade deve prevalecer no âmbito Escolar. importante é que saibamos chegar a um consenso final que respeito mútuo se dá na vivência e interação entre seres humanos. Eu posso pensar diferente das pessoas, mas devo respeitar o que os outros pensam. Assim, podemos levar isso no nosso dia a dia na Escola, onde o convívio e a afetividade é muito importante. Compaixão e respeito a diversidade deve prevalecer no âmbito Escolar.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.