Aula 2 – Respeito mútuo

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Aula 2 – Respeito mútuo

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Ariane do Vale Santos
    Participante

Viver em comunidade nem sempre é algo fácil. Lidamos com diversas pessoas ao mesmo tempo, seja em casa, no trabalho, no trânsito… Nossa vida é rodeada de relacionamentos, pois temos famílias, amizades, colegas nem tão próximos. E nessas relações surgem conflitos, pois nem sempre estamos de acordo com o que o outro fala ou faz. Não há problema em não concordar, mas sim em como lidamos com as divergências.
    Já passei por situações em que adotei uma fala agressiva ao não concordar com certas opiniões no trabalho. Hoje repenso antes de me posicionar e como utilizar as palavras. Por perceber que nem sempre minhas atitudes foram corretas, atualmente, respiro e não me posiciono na hora. Respiro, penso e repenso em como irei argumentar e aguardo para falar no dia seguinte. Parece muito, mas como já fui muito impulsiva e falava o que achava, notei que isso fazia mal aos outros e à mim. Era sincera, mas a sinceridade nem sempre é algo bom. Atualmente, falo num tom mais baixo e quando realmente acho que é válido.
    Já passei por situações onde fui discriminada por conta da minha cor de pele e me senti muito mal, mas quando passei a compreender o meu lugar de fala,meus direitos, o que era o racismo e como identificá-lo, passei a me posicionar e a exigir respeito. Hoje desenvolvo um projeto de valorização da cultura negra e também sobre a contribuição dos negros e indígenas na formação do Brasil e ditados populares racistas. A intenção é romper com esse sistema opressor.

Concluindo, é comum alguém não concordar com nossa opinião e por meio da conversa podemos compreender os diferentes pontos de vistas. Mas também acho necessário nos posicionarmos diante de situações racistas e de desrespeito e como fazer as pessoas refletirem sobre como vêem, falam e tratam aquele que é considerado diferente.

JOSILMA BRAZ DE BRITO
    Participante

Sabemos que nem sempre é fácil aceitar tudo o que acontece em nossa volta, mas devemos ter em mente que não são apenas as pessoas que a gente gosta que merecem o nosso respeito.Os nossos colegas ou vizinhos que tem opiniões divergentes da nossa em relação à política, religião entre outras também merecem respeito.
    É necessário que o respeito mútuo seja construído no seio familiar e também no ambiente escolar, fazendo com que as crianças e jovens adquiram o conceito de cidadão e aprendam a respeitar as diferenças e a conviver em harmonia.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.