Aula 2 e 4

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor

Bom dia! Eu coloquei minhas dúvidas em local errado, só agora lendo melhor o início do curso é que me atentei a isso, me desculpem.

Dúvida referente à aula 2 – No material complementar, tem um tópico: ritualizar. Seria possível a utilização de uma dinâmica para iniciar uma reunião na escola para mediação de conflitos ou não é indicada ou mesmo depende do assunto e/ou ânimos? Mas como ser escolhido pelo grupo? Gostaria de entender melhor este tópico. Obrigada.

Referente a aula 4 – Por favor, me ajude a ver e compreender melhor:
    O fato de não mais fazer comemorações nos dia das mães por exemplo. Porque é considerado uma discriminação? Como a Gunga falou, não se contempla os que não têm mãe. Mas e o não contemplar as mães e os alunos que tem mãe e ficam esperando algo neste dia? Seria somente na infância? No caso de uma mãe falecida? A morte, como lembrado na palestra da Deisy Ventura, vem para todos. Sei que é necessário trabalhar isto com a criança, mas é um fato. Sinceramente, encontro dificuldade nisso.
    Vou colocar e expor minha situação acho que ajudará. Tenho uma filha com restrição alimentar, alérgica a proteína do leite de vaca e a soja, inclusive derivados. A maioria das escolas em que ela estudou, comemoravam Páscoa, faziam lanches coletivos, amigo secreto de chocolate, almoço oferecido pela escola, passeios onde o lanche era fornecido por eles ou pelo lugar do passeio. Sempre avisei as escolas. Praticamente todas às vezes, a preocupação era minha em levar algo que ela pudesse comer. Comprava o chocolate, fazia e levava o molho de tomate, levava bolo ou salgadinhos para todos, de modo que ela não se sentisse excluída ou melhor se sentisse incluída. Eu me preocupava com isto. Teve uma vez que uma escola me deu o dinheiro para que eu comprasse o Ovo de Páscoa que ela podia comer. Penso que isso contemplou a minha filha. Mas como a escola não faria isto se já faz parte do seu histórico… Isso acontece até hoje, ela está com 12 anos. É difícil, mas ela precisa conviver com isto: não pode comer as comidas de restaurantes ou mesmo da casa de outras pessoas, mas sempre damos um jeito para que ela não deixe passar estas oportunidades apesar da alergia.
    Nas escolas por onde passei tenho muita preocupação com a inclusão de crianças com restrição alimentar, pois é o que vivo.
    Agora preciso entender melhor esse ponto, como comentei sobre a não comemoração do dia das mães. Obrigada.

Natalia Ribas Costa
    Participante

A tarefa tem um padrão de formatação? posso digitar minha tarefa e anexar um arquivo?

Celinha Celinha
    Moderador

Olá, Irene

Sua questão referente à Comemoração do Dia das Mães foi respondida na página dos comentários. Por favor, veja lá. Qualquer problema, volte aqui.

Quanto ao tópico Ritualizar, sempre falamos da necessidade de marcações que ajudem no processo. Horários, cartazes, maneira de abrir e fechar, combinados que sejam efetivos. Enfim, todas as condições apontadas no texto. Se desejar uma dinâmica, pode escolher alguma que o grupo se sinta contemplado ou que a pessoa responsável se sinta confortável em fazer. Simplicidade é boa dica. Por vezes, a leitura de um texto faz um efeito mais precioso do que uma dinâmica que tire o tempo precioso da discussão. Mas avalie sempre com seu grupo.

Saudações! Bom trabalho!

Celinha, muito obrigada pelas respostas. Já li também no outro post dos comentário. Me ajudou sim, foi esclarecedor.

Celinha Celinha
    Moderador

FICO BEM FELIZ, IRENE!

UM ABRAÇO FRATERNO!

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • O fórum ‘Dúvidas – Tarefa’ está fechado para novos tópicos e respostas.