Aula 1 – reflexões

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Talita da Cruz Coelho
    Participante

Fiquei muito contente quando fui contemplada para esse curso, a escola onde atuo há 3 anos tem seus projetos de temas atrelados aos direitos humanos. Na última semana, a dignidade humana e a civilidade são temas amplamente discutidos na rede, seja pelos protestos pelas vidas negras ou pelo movimento antifascista que também discute a defesa da democracia.
    Essa temática é recorrente e os argumentos envolvidos na discussão também. Logo no início da aula, as perguntas de sensibilização demonstram os sensos comuns ouvidos na última semana.
    Da mesma forma que os temas dos protestos são recorrentes, e a história se repete, o ponto de discussão da Maria Victoria Benevides sobre a continuidade de uma educação em direitos humanos é muito pertinente.
    É preciso persistência para transformar visões consolidadas, hábitos cristalizados. A ideia de transformar também mexe comigo muito forte. A gente tende a gostar das coisas que são conservadoras e é preciso expandir o olhar, ampliar a empatia.
    Como diz o ditado: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, assim é a educação.

Primeiramente meus agradecimentos pelos conhecimentos partilhados , e sempre muito bom aprender!
    O tema e super atual, e nos possibilita a refletir sobre os acontecimentos atuais, como nossa sociedade se desenvolve e como as leis dentro delas se estruturam, e como é importante cumprir e refletir sobre esta leis , pois são elas que viabilizam o bom funcionamento do Estado de Direito. As Declarações do Direito Humanos Africana e Islamicas, nos mostra que por mais diferentes que somos em modelos culturais e crenças, a vida humana merece respeito e deve ser preservada.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.