Aula 1 reflexões

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

A partir dessa primeira aula já passei a refletir como faltou em minha formação na escola a educação em direitos humanos.Refleti sobre o papel da escola como um espaço essencial para conhecermos esses valores e disseminá-los a outros. A escola é o espaço com mais diversidade, nele podemos aprender a lidar com o diferente, respeitar o outro e vivenciar esses valores. O educador tem um papel fundamental em mostrar por meio de ações, criar essa cultura de respeito a dignidade humana, ensinar a lutar pelos seus direitos, promover e vivenciar esses momentos dentro daquela comunidade. Enfim é necessária uma mudança radical, só assim aprenderemos a educação para a cidadania, participaremos mais ativamente das questões sociais, haverá tolerância e não seremos manipulados por falta de informação.

MarciaAlves Moreira
    Participante

Fazer a leitura desse texto da primira aula realmente é fazer uma reflexão constante,nós no papel de educadores temos a necessidade de estar em constante estado de alerta, o preconceito muitas vezes não está explicito mas existe, algumas atitudes que consideramos normais na verdade não são, e só quem sofre na pele o preconceito de qualquer tipo que sabe como isso pode formar feridas que nunca cicatrizam, é urgente estarmos atentos e preparados para trabalhar na formação de individuos que pensem e respeitem a individualidade de cada um, que a cor da pele, o cabelo, a forma como pensa, e aquilo que quer ser, não seja um problema, mas algo comum.

Nesta primeira aula me reafirmar, o quanto e importante que se inclua no currículo escolar, temas que apresentem a crianças e adolescentes, nossas lei, a Constituição de 1988, e sua importância, a Declaração dos Direitos Humanos e seu significado, o debate sobre este assuntos precisam chegar ao chão da escola, são de extrema importância que se retire os conceitos errôneos que leis são coisas de advogados ou da justiça.

Concordo com a cursista Thais, cada formação e reflexão me faz lembrar o quão falha foi minha educação no final dos anos 80 e parte dos anos 90. Confesso que por isso já fui adepta àquela frase que diz ” A família educa e a escola ensina”, mas a realidade não é essa, a escola desempenha um papel muito importante na construção de uma sociedade mais justa e que realmente lute com respeito à diversidade cultural que temos.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.