Aula 1 – Parte 1- Frases a respeito dos Direitos Humanos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Aula 1 – Parte 1- Frases a respeito dos Direitos Humanos

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 20 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12149

    Boa tarde, gostaria de responder a respeito as colocações que foram apresentadas na parte 1 da Aula 1. Pelo que vemos, há frases preconceituosas, repetidas sem embasamento nenhum. Acredito que a escola deva garantir a desmistificação de falas sectárias, racistas e discriminatórias, como àquelas, em relação ao conceito de Direitos Humanos. E isso se dá, na minha opinião, trabalhando e vivenciando esses valores diariamente, nos nossos currículos e práticas pedagógicas.

    #12180
    leticia grisolio dias
    Participante

    A frases provocativas de início da aula me fizeram pensar sobre como reagimos frente a violência e como nos omitimos diante de outras formas de violência. Penso que, além de trabalhar com estudantes para desmistificar algumas delas, seria ainda mais importante discutir com o grupo docente as mesmas frases. Cada docente tem uma história, viveu e sentiu a vida de uma forma e os fatos vividos construiram seus pensamentos. Muitos destes pensamentos vem ao encontro destas frases e seria oportuno também trabalhar com professores e demais profissionais da escola alguns pensamentos que ferem o conceito de Direitos Humanos. Como bem apresentado por Benevides, mais do que falar, é o agir. Temos muito o que refletir para uma mudança de paradigma sobre a justiça “olho por olho, dente por dente” e penso que estas discussões devam se estender ao grupo escola como um todo.

    #12183
    LIANA MACHADO MORELLI
    Participante

    Leticia, eu tenho a mesma agústia. Minha fala também foi na mesma linha que a sua. Para que uma escola promova verdadeiramente os valores de direitos humanos é necessário que todos os trabalhadores da escola partilhem desses valores, o que muitas vezes não acontece. A mim, as vezes, parece que é mais fácil trabalhar com os alunos do que com o corpo docente, pois esse já tem valores e hábitos por vezes petrificados. É um desafio.

    #12184
    LIANA MACHADO MORELLI
    Participante

    Leticia, eu tenho a mesma angústia. Minha fala também foi na mesma linha que a sua. Para que uma escola promova verdadeiramente os valores de direitos humanos é necessário que todos os trabalhadores da escola partilhem desses valores, o que muitas vezes não acontece. A mim, as vezes, parece que é mais fácil trabalhar com os alunos do que com o corpo docente, pois esse já tem valores e hábitos por vezes petrificados. É um desafio.

    #12198

    As formações continuadas, reuniões pedagógicas podem ajudar a trabalharmos esses valores na escola. Não que garanta, mas é um início da transformação do pensamento. Pois, sabemos que essas frases permeiam não somente no meio dos alunos, mas da equipe educacional também. Na escola que leciono, sempre tentamos trazer para a pauta essas questões. Se não exterminou, pelo menos diminuiu.

    #12204
    Andre Sales Neri
    Participante

    Concordo que as formações e as reuniões pedagógicas poderiam ajudar a trabalhar esses valores nas escolas, inclusive em minha unidade escolar propus para esse ano como um dos temas do PEA, a mediação de conflitos baseado nas medidas restaurativas.

    #12288

    Ao ler as provocações causadas pelas frases iniciais, compartilho da mesma angústia das prezadas colegas.
    Penso que a formação continuada com o grupo docente é essencial para reformular esses conceitos errôneos que muitos profissionais trazem contigo.
    É importante buscar uma sensibilização, levantar durante as rodas de conversa esses questionamentos e reflexões.
    Sabemos que é um trabalho por diversas vezes bem moroso, porém mais que necessário.

    #12297

    Acredito que muito do preconceito que se tem com os direitos humanos tem muito a ver com a maneira como parte da midia, principalmente a popularesca apresenta os direitos humanos.
    Como ele está do lado das minorias que não se sentem representadas, muitas vezes essas pessoas são infratoras da lei. Ocorre que bem como disse o Gregório Duvivier, quando a comissão dos direitos humanos está do lado também da policia isso não é noticiado. Parecendo assim que os direitos humanos ( enquanto comissão), não ligam para eles.

    #12298

    São frases que nos levam a refletir, porque sempre a todo acontecimento elas são faladas. Eu mesma diante de alguma atrocidade, no momento de ira acabo soltando “ah um bandido a menos para nos preocupar”. Mas quando vemos um inocente ser confundido com bandido e ficar anos numa prisão, ou quando um inocente é violentamente morto por um policial por ele ser negro é nesse momento que voltamos a si e podemos enxergar que é preciso respeitar os Direitos Humanos, pois somos sujeitos de direitos e precisamos ter a vida respeitada.

    #12321
    leticia grisolio dias
    Participante

    Concordo com as colegas no que diz respeito as formações continuadas e proporcionar a discussão nos horários de reuniões pedagógicas. Saliento a importância de buscarmos mecanismos para inclusão de todos os profissionais da educação nestes debates e reflexões. Muitas vezes, as reuniões pedagógicas só abrangem a equipe docente e sabemos que a temática precisa ser discutida com todos os integrantes da escola.

    #12323
    Vanilza Gomes
    Participante

    Bom dia a todos,

    Referente as frases preconceituosas citadas, infelizmente é uma realidade e um grande desafio para nós, educadores, desmitificá-las. Pois algumas crenças são passadas de geração em geração, fruto de uma sociedade patriarcal e com passado escravagista e machista.
    Porém, com discussões iguais a essa promovida por este curso, com a intenção de causar reflexão sobre o assunto, tornam-se ferramentas para educadores multiplicarem atitudes e ensinamentos que combatam toda e qualquer ação contra os direitos humanos.

    #12352
    Eliane Bezerra Leal
    Participante

    Primeira aula proporcionou uma bela reflexão, tanto com Nossa situação atual de isolamento, como na forma que penso , muitas vezes repetimos falas e ações sem perceber os conceitos que elas carregam.

    #12365

    As falas do senso comum a respeito dos direitos humanos me fizeram refletir sobre a necessidade de ampliar essa formação sobre o tema para os docentes. Todas as problemáticas da vida contemporânea acabam indo para o cotidiano escolar e consequentemente a violência e o bullyng. Quando as instituições compreenderem que ampliar as ideias e práticas sobre direitos humanos influenciam diretamente em um ambiente de paz e democrático, repensará na urgência dessas reflexões.

    #12402

    Eu entendo que as frases já no começo do curso foram uma forma de nos trazer uma reflexão de como a sociedade de maneira geral foi ou é treinada sutilmente para manter muitos preconceitos vivos e cabe a nós como educadores que somos buscar neste curso base conceitual e prática para desconstruir esse costume terrível que se arrasta a muito tempo.

    #12411
    Priscila Pettine
    Participante

    Aquelas falas prontas que vemos na primeira parte do curso são bem conhecidas de nosso cotidiano, e até mesmo na escola é comum ouvir tais enunciados se propagando entre os agentes que ali estão, sejam alunos, pais e mesmo funcionários, o que é lamentável. Contudo, não se trata apenas de intervir, pois sem dúvida é necessário a nós educadores alguma intervenção, mas como intervir, em vista de que muitas pessoas que detém pensamentos cristalizados e arcaicos a respeito destes temas não são muito receptivas e justamente neste ponto se faz necessária a prática de mediação, para abordagens diversas a respeito de diversos temas, primando pelo respeito entre os sujeitos sempre. Há uma resistência latente que observo atualmente entre as pessoas, que não suportam mais ouvir opiniões divergentes, que não conseguem manter um diálogo amistoso e se tornam intolerantes e isso é um grande desafio a ser transposto. Confesso que espero com este curso obter mais êxitos para a abertura de diálogo e de alguma janela que possa ser brecha para ações assertivas nesse sentido.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 20 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.