AULA 1 – DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos AULA 1 – DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Marcado: 

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)
  • Autor

Excelente conteúdos e vídeos. Momento de refletir sobre cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.

Boa tarde, prazer em fazer parte desse processo de ensino e aprendizagem sobre direitos humanos e Educação em direitos humanos. Em breve poderei compartilhar mais sobre a aula 1,por agora estou me familiarizando com a plataforma digital.

Boa tarde, prazer em fazer parte desse processo de ensino e aprendizagem sobre direitos humanos e Educação em direitos humanos. Em breve poderei compartilhar mais sobre a aula 1,por agora estou me familiarizando com a plataforma digital.

Boa tarde! Que possamos ter um excelente curso neste novo formato!
    Bom curso a todos!

A educação em direitos humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. É uma educação comprometida com a mudança que possibilita os sujeitos a desenvolver suas habilidades, potencialidades e sua consciência crítica para que possam assumir seu papel frente às necessárias transformações sociais.

A educação em direitos humanos nos traz uma reflexão. Somos conscientes dos direitos humanos, praticamos, conversamos, dialogamos nas escolas sobre esses direitos. Sobre o respeito o direito do outro. A educação precisa estar comprometida com a reflexão e diálogo sobre esse tema. Na verdade educação sem direitos humanos não combinam. Direitos humanos pertence a educação e a educação aos direitos humanos. Culturalmente temos direito à educação, a informação. uma relação indissociável. Igualdade entre as pessoas, fim da opressão, discriminação. E desrespeito.

Bom dia
    Sou Sandra Mariola professora de educação infantil.
    Acumulo no Cei Rio pequeno II e Emei Nida Maldi Corazza na DRE Butantâ.
    Sou da equipe de mediação de conflito nas duas unidades e pretendo complementar meus conhecimentos com mais essa formação!
    Estou muito feliz de fazer o curso e já estou me familiarizando com o formato da plataforma.

Olá! A aula 1 foi esclarecedora, pois rompe com preconceitos e com o senso comum da garantia de direitos a TODOS.
    Compreender o conceito de Educação em Direitos Humanos é imensamente preciso para podermos implementa-los nas escolas, de modo que sejam valorizados e considerados seus valores e princípios.

Para isso, as relações entre as pessoas da escola têm que ser permeadas pelos Direitos Humanos. Mas não apenas ensinar Direitos Humanos de maneira discursiva, mas sim em nossas ações.

A Educação em Direitos Humanos desenvolve na escola a construção de uma cultura onde a justiça, solidariedade, respeito, liberdade, paz e cooperação são essenciais nas relações. Neste sentido, essa educação deve estar em consonância com a mudança de uma cultura muitas vezes preconceituosa que está intrínseca as mentalidades.

No texto, Maria Victória Benevides define a Educação em Direitos Humanos como sendo de permanente, ou seja, os Direitos Humanos não tem validade, eles não se esgotam, da mesma forma essa educação tem que ter ações continuadas, tais quais perpassam as vivências da escola e também deve ser global, ou seja, todos educam e são educados. As relações entre as pessoas é sempre de ensinamentos e aprendizagens.

Bom dia , o tema é muito importante para uma mudança de cultura , pois o nosso pais está em um momento , se não mudarmos, muitos ainda vão ter seus direitos violados com maior frequência do que já acontece , hoje.

Daniela Soares cleto
    Participante

Boa tarde a todos. A aula 1 já foi muito esclarecedora, trouxe conceitos e idéias que muitas vezes não paramos pra pensar. Na escola podemos muitas vezes observa esses direitos violados nas relações que lá existem. O conteúdo desta primeira aula vem pra romper preconceitos, refletirmos sobre os cliches, sobre nossas idéias em direitos humanos e perceber como são importantes e essenciais para a vida em sociedade com dignidade e civilidade. O material da aula foi muito rico e esta formação deve ser co certeza discutida e refletida por todos que estão na escola. È através da educação que poderemos formar estes cidadãos e seres humanos participante crítico responsável comprometido. Educação para tolerância.

Boa tarde ! Estou gostando muito do curso e tenho certeza de que ajudará muito com ações na escola. Faço parte da Comissão de Mediação de conflitos e sempre quis mais informações e espaço para troca de ideias .

Boa tarde! Estou muito feliz pela oportunidade de aprender sobre a Educação em Direitos Humanos e acredito que, com certeza, serei uma pessoa mais consciente da importância de realmente “vivermos” os Direitos Humanos. Como fora muito bem colocado, não apenas o discurso é importante, mas sobretudo a ação, pois é através dela que os valores, princípios e ideias se efetivam. Parabéns pela excelência do conteúdo e pela organização da aula.

Boa Tarde a todos!
    Estou muito grata de poder estar participando desta formação! Vivemos em tempos de muita injustiça e desamparo as pessoas, por isso acho muito importante essa formação para poder utilizar essas informações no meu cotidiano. Sei que é um trabalho e tanto fazer as pessoas refletirem em suas ações, mas não devemos desistir jamais!!! E vamos ter mais empatia por favor!!!
    Abraço a todos os participantes!

Boa tarde!!!
    muito feliz em participar deste curso com um tema tão pertinente aos tempos atuais. Perceber que estes direitos foram conquistados através das lutas é bem importante e nos da a real dimensão do seu valor.
    Gostei bastante da primeira aula.

Compartilho aqui com meus colegas do mesmo sentimento de satisfação por essa brilhante aula. Não poderia ser tão atual e pertinente ao momento que estamos vivendo. Precisaremos muito do Respeito no nosso retorno as escolas.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.