Aula 1

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12078
    Ariane do Vale Santos
    Participante

    Educação em Direitos Humanos é uma educação de mudança e não para a conservação.
    O conteúdo da primeira aula foi muito interessante e me fez refletir sobre a história dos negros escravizados, dos indígenas e como a escola nos fez acreditar e olhar para tudo o que ocorreu a partir do ponto de vista do colonizador. A estas pessoas foi negado o direito à vida, o direito à moradia, direito à condições básicas e humanas. Eles não eram vistos como seres humanos e até hoje seus descendentes sofrem com o racismo que se enraizou na nossa sociedade.
    Maria Victoria Benevides apontou três pontos essências na Educação em Direitos Humanos. A educação de natureza permanente, continuada e global; a educação necessariamente voltada para a mudança, e a inclucação de valores, para atingir corações e mentes.
    A autora cita que o termo cultura só tem sentido como mudança cultural. É a criação de nova cultura à respeito da dignidade humana. E essa mudança cultural deve ocorrer por meio do processo educativo.
    A educação em direitos humano deve estar presente no currículo escolar. Não basta somente falar sobre, mas é preciso, junto com todos os atores da escola, debater sobre como esses valores embasam a nossa sociedade e se é o que realmente queremos. Por meio de debates, de posturas e ações , no chão da escola,educamos e somos educados. Desse modo revemos nossos conceitos, posturas diante das diversas situações e construiremos um mundo melhor e mais justo, com mais respeito e menos desigualdades.

    #12080

    Espetacular o conteúdo desse curso, mudei completamente minha visão de mundo.

    #12082

    Sempre muito bom se dar a esta oportunidade de repensar, reconstruir os valores. Este curso nos faz debruçarmos a uma infinidade de possibilidades, maravilhoso!

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.