A importância de se educar.

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor

É sempre importante salientarmos que os Direitos Humanos regem as especificidades de cada ser. Educar-se em Direitos Humanos é sobretudo compreender de forma ampla e verdadeira os direitos, mais especificamente dos mais vulneráveis.

Geisa Aparecida Peral
    Participante

A primeira aula foi ótima, de caráter reflexivo e dinâmico, uma ferramenta relevante no contexto escolar onde educadores, educandos, gestão e comunidade interagem no âmbito social, buscando e aprimorando condutas e posicionamentos igualitários e de forma respeitosa, vivenciando um espaço de formação crítica e consciente de valores coletivos.

DIEGO LEITE BRAGA
    Participante

Os vídeos e os textos da aula 1 fomentam reflexões essenciais sobre a construção de nossa identidade até aqui, assim como, nos convida a participar de um processo ininterrupto de aprendizagem e lutas, almejando a contextualização dos direitos humanos nos diferentes espaços de convivência, sobretudo, no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto, destaco uma fala da formadora Gunga em seu vídeo: “Os discursos sobre os direitos humanos são importantes, mas não mais importantes do que a incorporação desses direitos em ações na prática.” Isso me remete à afirmação de Paulo Freire, “Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.” Enquanto educadores, precisamos ter essa busca constante e bastante clara durante todo o percurso de nossa existência…

Obrigado pela oportunidade de participar de um curso tão importante para o reconhecimento de nossa função social!

A aula 1 foi de uma importância ímpar. Abordou de maneira bem leve e cômica como uma parcela da sociedade banaliza os direitos humanos com o foco de desmoralização dos direitos e conseguir populismo barato. Foi importante Conhecer também A conceituação dos direitos humanos e de que forma ele necessita estar presente no nosso dia a dia nas ações cotidianas e não apenas com projetos isolados. Adorando o curso.

Primeira aula foi excelente, de caráter reflexivo e bastante esclarecedora, amei os vídeos que trazem idéias bem claras, e até porque não,bem divertidas em relação ao que são os direitos humanos.Deixando claro que muitos de nós necessitamos de maiores esclarecimentos sobre o assunto, que posso dizer é uma ferramenta relevante no contexto escolar onde educadores, educandos, gestão e comunidade interagem no âmbito social.

Honoria da Silva Costa: Educar requer doação e sobretudo respeito ao próximo. O educador apesar da sua formação “deve” aceitar todo ser humano sem discriminação de sexo, idade, religião, etc, ajudando na formação de sua cidadania. Vimos no texto estudado, que foram lutas através dos tempos e muitas vidas sacrificadas, assim sendo o olhar do educador deverá ser voltado a auto- estima humana com a valorização de cada vida que passa pelas suas mãos.

A importância de se educar.

É importante o conceito de se educar, ligado a ideia de que o aprendizado é mutável e necessário durante toda a vida do indivíduo. Se educar, dentro do dialogo dos direitos humanos, é ampliar a consciência de igualdade e de ser humano, para não reproduzir a desigualdade em que vivemos, e aos professores, para ter uma maior base a fim de potencializar as aulas, contribuindo para uma educação mais democrática!

Nos últimos anos tenho me interessado um pouco mais sobre a Educação Para Direitos Humanos,e confesso que estou muito ansiosa para completar o curso,tenho gostado do percurso até aqui, o material é excelente, principalmente, espero que possa utilizar o conhecimento adquirido com nossos estudantes afim de promover uma escola mais humana e aberta ao diáogo.

Com tudo que estamos vivendo é muito bom refletirmos sobre Direitos Humanos, como a Gunga disse, “Os discursos sobre os direitos humanos são importantes, mas não mais importantes do que a incorporação desses direitos em ações na prática.”

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.