Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Fabiana Luz
Participante

Eu acho os vídeos do Greg News interessantes, entretanto, fiquei pensando em algumas questões. São apenas reflexões:

O Gregório faz uma análise acerca dos conceitos de direitos humanos e aponta que os países com menor índice de violência são também os países que respeita os direitos humanos e nos quais há uma quase inexistência de letalidade policial.
Contudo, a meu ver o vídeo ignora o fato de que os países europeus integram uma política internacional que, em diversos momentos históricos e atuais, não respeita o princípio básico dos direitos humanos que é o direito à vida, especialmente dos países dos continentes africano e asiático. Lembro do fechamento de fronteiras, da mudança de legislação para impedir a entrada de imigrantes de pessoas desses continentes, por exemplo.
Acredito que é preciso contextualizar os direitos humanos pensando na lógica da “colonialidade do poder” na qual há uma hierarquização dos corpos e territórios nos quais esses direitos humanos são mobilizados. O conceito de humano parte de uma universalidade que considera apenas “criadores desses direitos” como sujeitos dos mesmos.