Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Creio ter sido, até agora, a aula mais importante e esclarecedora pra mim. Depois de 3 longos anos, estudando e batendo cabeça sobre a CMC da minha U.E., consegui delinear o início, o andamento e o propósito dessa comissão. Cada texto, cada vídeo, cada palavra das formadoras me tocaram e fizeram com que eu percebe-se de quantas amarras ainda tenho que me livrar para ser mediadora. Eu atuo muito na justiça dialogal/ atuo na contensão, mudança de 1ª ordem, e não é esse o papel do mediador. Agora consigo olhar pra dentro e ver porque minhas mediações não surtiam efeito, resolvia-se agora, e depois o conflito voltava, muitas vezes, mais intenso e violento. Eu tenho medo do conflito, o evito de qualquer maneira, e agora percebo que tenho medo porque não sei lidar com o pensamento diferente do meu, valores e crenças diferentes das minhas, e ter enxergado isso é um enorme passo para a mudança.
É necessário, realmente, sair da ilha para ver a ilha, e foi isso que senti fazendo o exercício proposto pela Ana Lucia Catão, eu sempre tive pré disposição para ouvir, mas não era uma escuta de qualidade, já que atribuía valores, afirmações, negações, pactos, mas sempre gostei de ser empática com meu próximo, mas não estava (estou) acostumada em estar do lado oposto, falar e ser, verdadeiramente, escutada, que situação incomoda, embaraçosa, as palavras vão faltando, você começa a achar que aquilo que se está dizendo só interessa a você e que o outro não precisa ouvir, me senti muito estranha, e nem sei porque me senti assim. Mas gostaria de compartilhar, com a formadora e meus colegas essa sensação.