Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Comentários – EQUIPE FORMADORA Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Foi impossível parar de ver a palestra da professora Deisy Ventura após o nono minuto, me tocou muito a explanação sobre a descriminação naturalizada, e perceber por quantas, e quantas vezes eu entrei nessa de dizer “isso é mimimi”, “eu cheguei até aqui sem levar as discriminações em conta” e etc, e como é bom perceber que mudei, e mudo a cada dia, e ainda mais com as aulas desse curso fantástico, e que deveria ser obrigatório, principalmente para nós educadores. Realmente precisamos ter um compromisso com os Direitos Humanos, pois todos os esforços serão poucos para remover a “pedra” da discriminação que bloqueia o avanço de todos e todas para uma efetiva educação em direitos humanos.
Fiquei mais confortável, quando me vi na fala da professora Gunga, quando ela fala sobre pensar na diversidade da nossa sala de aula. Nas leituras deleite sempre tento contar narrativas distintas, que contemplem a diversidade das minhas turmas. E quanto as datas comemorativas, sempre tive um pé atrás, sempre tentei, e em muitas Unidades consegui, transformar em dia da família, dia de quem cuida de mim, e tirar essas datas de maio ou agosto, fazer em dezembro, por exemplo.
Quando pensamos na discriminação e pandemia temos a certeza que esse vírus veio abrir, ainda mais, a ferida da desigualdade social, e dentro dessa desigualdade a discriminação. Devemos pensar em ações que nos prepare para receber um outro aluno no retorno, os mais vulneráveis e discriminados terão que ser acolhidos de uma forma muito respeitosa, pois muitas vezes ele descarregará sobre a escola (professores, gestores, funcionários, colegas) suas frustrações e revoltas. Será, mais do que nunca, necessária uma educação em direitos humanos.
Só tenho a agradecer por ter feito eu despertar para tantas coisas importantes e efetivas.