Responder a: COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO Responder a: COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

Prezado Rogê,

Quero agradecer a aula sobre Democracia. Senti um grande desejo de aprofundar sobre a História, de engajar-me num grande movimento, de retomar alguns espaços de participação do tempo da juventude. A partir da Leitura do Caderno, dos vídeos dos formadores e das palestras pude tornar mais claro a importância da Democracia como espaço para as vozes de todos, onde as decisões não favorecem grupos, mas podem desenvolver ações que envolvem todos, que oportuniza tomada de decisões que garante para cada grupo o respeito a seus direitos e atende suas necessidades. Hoje vivenciamos uma guerra, pois cada grupo se acha mais importante que outro não sendo capaz de perceber que todos podemos existir, de tomar decisões partindo a partir de princípios. Nem mesmo na escola, que deveria ser por excelência, este espaço privilegiado de vivenciar o exercício da democracia, é possível respeitar todas as diferenças, escutar todos sem discriminar, tomar decisões com a participação de todos. Fico aqui ainda mais inquieta do quão tenho deixado desejar. Sob argumento de que as decisões precisam ser tomadas, de que não há tempo, de que as pessoas não irão participar, de que isto ou aquilo agora é prioridade, de enfrentar os próprios medos, vou deixando o que é essencial: formar pessoas capazes de ter opinião e manifestá-las, de apontar problemas e soluções, de envolver-se para ser corresponsável, de reconhecer que tenho o meu ponto de vista e sou capaz de escutar o outro e assim com nossos múltiplos olhares descobrir que é possível fazer diferente. Enfim, durante todo o curso muitas inquietações surgem e também muitas possibilidades de que é possível fazer de outro jeito e o quão importante é assumir este papel para não continuar contribuindo para a formação de cidadãos com o perfil que hoje existe, inclusive, olhando para eu mesma.