Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

LIANA MACHADO MORELLI
Participante

Eu sempre me interessei pela mediação de conflitos, tenho estudos já na área (autodidatas), infelizmente na minha escola ainda não conseguimos por em prática (aparentemente ia sair do papel esse ano quando veio a pandemia). O que mais me preocupa na formatação da justiça restaurativa (e do círculo restaurativo) é conseguir convencer o corpo docente e e administrativo a aceitar essa prática como uma prática válida e interessante de atuação. O corpo docente da minha escola é bem rígido quando se trata de mudanças e tem, em geral, uma conduta negacionista a priore. Não vejo muitas possibilidades, por exemplo, de conduzir um círculo restaurativo de mediação entre professor e aluno, que em geral são conflitos absolutamente presentes e cotidianos na escola. Fico imaginando por exemplo, tentando explicar o funcionamento da justiça restaurativa em jeif e fico pensando no “escutar sem julgar” e já fico temerária. Não quero aqui partir da ideia preconcebida de que os professores não aceitariam (a agir exatamente com a postura que critico), mas realmente a gente acaba conhecendo as pessoas com quem trabalha. E percebo que é muito difícil convencer as pessoas a participar, porque elas acreditariam que isso significaria perder o seu lugar de poder. Como convencer a equipe de que não se trata de acabar com hierarquia de poder? Como convencer o corpo docente a participar?