Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Comentários – EQUIPE FORMADORA Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

#13807
Ariane do Vale Santos
Participante

Infelizmente muitos educadores se sentem desconfortáveis para discutir sobre discriminação racial. Poucos são os projetos realizados que aprofundam o assunto. Realizo um projeto de valorização da cultura negra em minha escola e já ouvi de diversos funcionários que me acomodei, pois, segundo essas pessoas, falo sobre o mesmo tema há dois anos. Essas pessoas se esquecem que há várias maneiras de se falar sobre como era o Continente Africano, como os negros vieram para o Brasil, que os ditados populares racistas vem desde o período da escravidão, que a expectativa de vida e a forma como as pessoas são tratadas são diferentes por conta da cor da pele. O IBGE é um material muito importante e que pode ser levado para sala de aula, pois ele revela as condições de vida dos brasileiros e que há uma desigualdade muito grande entre as pessoas de cor branca e cor preta.
Há muito o que se debater, mas é de fundamental importância falar que muitos educadores ainda se negam a colocar em prática a Lei 10.639/2003. Quando isso acontece dentro da unidade escolar, a probabilidade de se reforçarem posturas discriminatórias é grande e o local que deveria ser de inclusão se torna de um local de exclusão.