Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Ana Lucia Catão
Moderador

Sim! importante fazer um esforço de empatia com relação ao que o outro traz. Não falamos sobre isso na aula com essas palavras, mas quero esclarecer aqui que precisamos ter clareza que empatizar não significa se colocar no lugar do outro, pois jamais conseguiremos fazer isso. O lugar do outro é dele e apenas dele. Não temos o mesmo repertório, as mesmas experiências que o outro. Por mais que tenhamos experiências parecidas, nossa história pessoal é sempre singular e essa história pessoal nos fazer interpretar o que nos acontece de um jeito único.

Quando empatizamos, nos aproximamos do outro, conseguimos sentir algo próximo do que o outro sente, conseguimos compreender até um certo ponto, conseguimos ter uma dimensão do que o outro experiencia, mas precisamos ter clareza de que há algo na experiência do outro que não conseguiremos alcançar. Talvez uma das piores frases seja: “eu sei o que vc está sentindo”. Não sabe. Imagina. Não é possível capturar a experiencia do outro na sua totalidade. Ainda bem.

Talvez empatizar seja melhor definido como: estar com o outro, ao lado dele, conectar-se com seu sentimento e sua história.