Responder a: mapeamento na escola

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento mapeamento na escola Responder a: mapeamento na escola

#13415

O mapeamento na escola é uma ferramenta importante para diagnosticar o problema, envolver as pessoas, para tomada de decisão, e realizar a implantação das ações. Na escola que trabalho incomodava o fato das crianças pequenas ficar em fila para pegar o prato da refeição, muitas vezes se empurrando, machucando e desfazendo-se o trabalho de higiene anterior. Observamos que da forma como estava não ter autonomia para servir e muito menos o poder de escolha sobre o alimento eram outras questões que não iam de encontro com o P.P.P.P. O processo de mapeamento, discussão, reflexão e mudança levou ou aproximadamente 2 anos, mas somente com a perseverança e foco onde queríamos chegar foi possível a implantação de um sistema restaurante onde as crianças tem oportunidade de exercer o momento da Alimentação como uma atividade autonoma e social.
Outra experiência bastante positiva para uma gestão compartilhada envolvendo as crianças pequenas é o Conselho Participativo Mirim, pelo qual propomos às crianças conversar sobre uma questão e após a escuta de todas as turmas fazemos a escuta docente e dos funcionários. Juntamos todas as respostas e a partir daí organizamos as devolutivas para tido o grupo a fim de propor ações, pensar responsáveis e fiscalizar o cumprimento das ações. As crianças de 4 e 5 anos são muito potentes e sinceras. Desta forma a manutenção da escola, a decisão sobre compras, eventos, organização das atividades pedagógicas ganharam as vozes das crianças e melhorou o cuidado com materiais, com o prédio, com a produção coletiva, a relação das crianças com a equipe gestora, e principalmente, fortaleceu o sentimento de pertencinento