Responder a: Qualificação da Escuta na Educação Infantil

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Qualificação da Escuta na Educação Infantil Responder a: Qualificação da Escuta na Educação Infantil

#13381
Rogê Carnaval
Moderador

Olá cursistas!

Margareth, que relato fascinante! Evidentemente que a sua preocupação, Caren, é fundamental, uma vez que a desigualdade que tanto denunciávamos e sabíamos existir se desnudou de uma maneira brutal nesse contexto de pandemia. Nem todos acessam as ferramentas digitais, e de fato esse é um desafio para nós, educadores, efetivamente difícil de transpor. Mas é interessante observar como aproveitamos cada brecha, cada ferramenta que conseguimos ter acesso para exercitar o que há de mais importante, ainda que com as dificuldades dos meios. Mas o princípio é o mesmo: ouvir, exercitar a escuta, qualifica-la, pensar estratégias, romper obstáculos, ainda que muitos sejam intransponíveis em função da realidade material mesmo.

Talvez o que fique de mais relevante é a urgência de pensarmos como tornar a sociedade brasileira menos desigual. Como pode uma das 10 maiores economias do mundo continuar ostentando o vergonhoso índice de desigualdade social que temos em nosso país? Como pode os do topo da pirâmide social pagarem proporcionalmente menos impostos que os da base da pirâmide? Passou da hora de discutirmos a fundo como reverter isso, e quando a realidade bate na nossa cara como a pandemia fez, nosso ímpeto de ação fica mais aguçado!

Parabéns pelas inquietações e questionamentos!

Abraços,
Rogê