Responder a: EQUIPE ESCOLAR: A PARTIR DA GESTÃO, RESPEITAR É PRECISO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo EQUIPE ESCOLAR: A PARTIR DA GESTÃO, RESPEITAR É PRECISO Responder a: EQUIPE ESCOLAR: A PARTIR DA GESTÃO, RESPEITAR É PRECISO

Eu sou diretora de uma escola e já passei por duas escolas em que foi bastante difícil estabelecer o diálogo. Não sei como foi para vocês descrever sobre as situações de respeito e desrespeito já vivenciados. Confesso que não consegui, pois é muito difícil falar com liberdade, sem ficar sob o julgamento do outro. Este acredito ser um dos pontos que interferem diretamente nas relações. No ambiente escola, muitas vezes o clima negativo é estabelecido porque muitos escolhem falar para todos, menos para a pessoa que está diretamente envolvida no conflito. Outro fator que do meu ponto de vista interfere é colocar a situação sob o seu ponto de vista sem respeitar o principio dos direitos. Muitas vezes o jogo de interesses prima por privilegiar determinada pessoa ou grupo. Realizar gestão democrática, participativa implica na transparência de todos os atores envolvidos, no respeito presente nos atos, nas verbalizações, nos gestos, enfim…não é simples considerar a individualidade quando estamos zelando pelo coletivo. Concordo plenamente que a gestão da escola deve ter como principio o respeito, pois sem esta relação com a comunidade escolar o Projeto Político Pedagógico não decola.