Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Venho aqui expressar o prazer de estar participando deste curso, pois desde que me interesso pelo assunto é a primeira vez que tenho a oportunidade de ser contemplada. Quero parabenizar a equipe porque ainda que tenha que ser online, confesso que será a forma de participar efetivamente, no meu tempo, pois quando o curso foi oferecido presencialmente tínhamos o entrave do horário de trabalho e as tantas demandas, inclusive mediando conflitos para garantir direitos, que nem sempre a pessoa podia deixar a escola para ir ao curso e quando lá estava não conseguia se distanciar do que deixou no chão da escola.
Outro fator que ocorre comigo é que, em razão do isolamento, estou podendo assistir alguns vídeos com meu esposo e filhos. Esta flexibilidade tem permitido discutirmos estas questões trazidas no vídeo do Greg News e que permeiam todos os espaços da nossa sociedade, inclusive dentro de nossas casas e entre nossos familiares. No ano passado realizamos na escola uma reflexão sobre os direitos das crianças, a partir de um material do “Respeitar é Preciso”, apenas com os professores e funcionários da escola. Foi bastante difícil, pois partir do olhar de que o outro é humano e possui direitos independente das suas atitudes implica desconstruir a si mesmo, desvestir-se dos paradigmas que nos constituíram ao longo da vida. Estou bastante otimista com a proposta deste curso para sentir-me mais confiante no papel e das ferramentas que posso utilizar para tornar as ações pessoais e profissionais respeitosas para com todos.