Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Alexandra Gomes Mota
Participante

… convidei meus dois filhos adolescentes a realizar um círculo temático, pois, um assunto de famílias me agoniava no momento ( a quantidade de horas usada por eles na internet na pandemia). Eles óbvio, não tem conhecimento do ciclo temático. Realizamos a vídeo chamada, cada um em seu quarto. Eu comecei a falar, já que era eu que, tinha proposto a “reunião”. Incrivelmente, como a minha filha berando seus 14 anos, Nao sabe ouvir e eu ali só sabia, devido o aprendizado no curso em questão, mesmo eu dando os comandos, onde a proposta era uma ouvir e depois eles falarem e/ou vice versa, após eu expor o anseio, isso não aconteceu, eu mesma, sai do plumo, meu filho por sí só, pediu para acalmarmos os ânimos, ou ele sairia da vídeo chamada naquele instante…

Enfim, o que pude concluir com essa atividade, é mais ou menos o que respondi em um comentário anterior.

A prática de escutar é difícil demais, sem julgar, sem punir, sem intervir, sem perguntar se doi isso que você quis dizer? E assim, acredito que cursos de formação continuada como este, nos faz refletirmos e alimentarmos o que sabemos na teoria, mas que por alguma razão, não realizamos na prática, seja no ambiente escolar( nosso trabalho, familiar, sociedade em geral).

Porém, connhecer as ferramentas, propostas do caderno da Mediação de Conflitos, nos ajudará a colocá-las em prática. Assim, como o mesmo explicita em suas orientações.