Responder a: Aprender a ouvir

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos Aprender a ouvir Responder a: Aprender a ouvir

O curso está muito bem estruturado me fazendo refletir sobre vários aspectos que precisam ficar claros para uma melhor Mediação de Conflitos.Como faço parte do grupo de Mediação da escola, sempre procurávamos ler algo sobre como fazer uma mediação e seguíamos meio que aleatoriamente dentro do que íamos descobrindo.O exercício da escuta me fez sentir com mais foco a importância do ‘ouvir o outro’…sem julgamentos, sem questionamentos… Muitas vezes procurávamos ajudar o aluno em conflito colocando uma situação parecida , acreditando em uma devolutiva para tentar mudar algo que , na verdade , nem sei se mudaria. Ficou clara a ideia de que não temos que nos cobrar por resultados, uma vez que o que importa é criar espaço para as colocações e para o ouvir. Mediar , sem interferir. Como professora , confesso que preciso desenvolve bem este exercício de ouvir pois, tenho o habito de falar bastante e explicar a situação…Certamente , se a mudança acontecer em mim mesma, resultará em melhor condição para a mediação.