Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

#12956
Rogê Carnaval
Moderador

Olá cursistas!

Parece que a escolha do vídeo do Greg News foi uma escolha feliz, não é mesmo? Muitas pessoas elogiaram. Ficamos felizes, já que esse vídeo, de certa forma, dialoga bem com muitos dos clichês com os quais nos acostumamos a ouvir de maneira fortuita, muitas vezes proferidos por pessoas absolutamente bem intencionadas, mas que tendem a reproduzir o senso comum. Como educadores, é nosso dever estabelecer diálogo com quem se coloca de formas equivocadas quando o assunto é DH…

É muito bom ver como as discussões avançam nos fóruns de cada uma das aulas! Questões sempre pertinentes, boas experiências relatadas, como a da professora Daniela Andrade, que tomo a liberdade de reproduzir abaixo, que merece nossa valorização!

“Trabalho na EMEF Marcos Mélega DRE JT e lá temos duas iniciativas bem interessantes que são totalmente ligadas aos direitos humanos.
A primeira é o colóquio em direitos humanos que organizamos anualmente e que já vai para sua quinta edição. Nesse colóquio, alunos dos anos finais do EF2 de nossa escola e de outras escolas da região são convidados para uma manhã de conversas e debates, com palestras de professores e pessoas convidadas sobre um tema que é escolhido a cada ano. Os alunos têm oportunidade de fazer perguntas, ouvir diferentes opiniões e fazer esse intercâmbio com outros alunos de outras escolas, o que é muito gratificante. Já abordamos nazismo, ditadura militar, mulher, trabalho, indígenas e convido a todos para experimentar organizar algo assim em suas unidades.
A segunda iniciativa que coordeno no contraturno, projeto do mais educação sp, é o Coletivo Rede Semente, um grupo de escuta coletiva de jovens e seus relatos de vida, suas histórias, que atende os alunos que estão em situação de vulnerabilidade emocional. Esse grupo atua desde 2017 e já atendeu mais de 170 jovens entre 12 e 16 anos. A experiência é incrível e posso partilhá-la em detalhes com que tiver interesse.
Caso queiram ler o artigo que escrevi sobre essa iniciativa, está disponível em:
https://revistahermes.wixsite.com/hermes24”

Esse tipo de iniciativa é muito importante de ser difundida!

Abraços a todas e todos,
Sigamos!
Rogê