Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA Responder a: COMENTÁRIOS – EQUIPE FORMADORA

Excelente e instigante o vídeo da audiência e julgamento dos dois menores infratores mediante a juiza togada e os rapazes na sala de audiência restaurativa qual a partir da escuta desprovida de soberania do jugo e, diálogo entre as oartes se conciliam em aprendizagem e harmonia.
Mas culturalmente o que eu disse para mim mesma ?
Os exemplos ali apresentados entre as formas de fazer justiça estão tratados de maneira diferentes pelo aspecto do maior ou menor infração cometida…
Isso me fez lembrar Clarice Lispector que formada em Direito,embora nunca tenha atuado juridicamente,literariamente, nos deixa um legado para refletirmos : ” não há direito de punir, só há poder de punir.”
E,se aceito um olhar soberbo de um ser humano a outro humano em razão de seu poder investido como devo proceder para me livrar de meu próprio pensamento de que o certo pode ser mesmo isso ?
Devo me livrar dos padrões cristalizados colonizadores da meritocracia e abir a mente não apenas para estudos,mas,principalmente para atitudes antirracistas.
Quem é e como é o país Brasil punitivo ?
A quem pune e como e por que pune e quem são as maiorias presas em nossos presídios ?
A partir do retrato social real podemos e devemos sim pensar na justiça alternativa e ressocializadora de fato e, não apenas mandatária na fria letra dada aos menos privilegiados que como rèus aos juìzes se dirigem…