Responder a: Aprender a ouvir

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos Aprender a ouvir Responder a: Aprender a ouvir

#12946

Um exercício nosso contínuo este de NOS observarmos frente às situações vividas no ambiente escolar. Como já mencionado, o conflito é inerente às relações humanas, e ele nos move e nos oportuniza a criar quando diante de obstáculos. Então penso no poder da palavra como mobilizadora nos contextos das mediações de conflito. Ressalto o ouvir e ser ouvido de forma acolhedora e que os sujeitos sintam confiança na possibilidade de fala.

Nestes tempos de pandemia e com trabalho remoto, tivemos de nos adaptar a estas reuniões literalmente “encaixadas” em uma tela de computador, algumas vezes sem vermos os rostos ou as expressões das pessoas. Tem sido um aprendizado enorme esse novo jeito de nos relacionarmos, ora todos querendo falar ao mesmo tempo, ora com prevalência de silêncios… Mas, ao mesmo tempo, alguns pontos básicos seguem valendo: os combinados e as regras coletivas, a concentração e respeito à fala do outro, o debate de ideias divergentes.

Sinto algo de interessante e produtivo nestas “avalanches de lives”, em que temos tantas discussões importantes para nossa sociedade como um todo.