Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Comentários – EQUIPE FORMADORA Responder a: Comentários – EQUIPE FORMADORA

Bastante atual sim, Rogê e demais colegas, o tema desta quarta aula, qual destacou para mim a importância da escola ser justa e ter um olhar para a diversidade. Assim como mencionado, as situações de preconceito e discriminação que acontecem na sociedade, tendem a ser reproduzidas dentro da escola. No entanto, tais situações uma vez naturalizadas, não deveriam passar como “banais” ou como “mimimi”. É preciso, portanto, coragem e vigilância para as mudanças que o momento exige e para as nossas próprias contradições – desde os detalhes das ações na unidade, dos pequenos atos e falas, permeando nosso planejamento até chegar no PPP. Será que estamos atentos às escolhas pedagógicas que fazemos na escola? Será que estamos de fato olhando para as minorias e para os grupos invisibilizados? Será que estamos nos mantendo no paradigma do respeito, sem humilhações ou estereótipos, percebendo o outro de forma acolhedora, ao invés de reproduzirmos discriminações? Como eu disse, a vigilância é de todos, e me incluo nas perguntas acima.
Também compreendo a dúvida da colega a respeito da não comemoração de dia das mães, bem como a dificuldade que temos na retirada desta data do nosso calendário, mas achei muito pertinente que fosse trazido no vídeo este debate, uma vez que no meu entendimento a permanência de tais datas, geralmente descontextualizados do PPP e muito relacionadas ora ao comércio ora a uma única religião, podem não estar contribuindo para que tenhamos um olhar profundo e verdadeiro sobre as minorias, que sofrem sim com o que é reproduzido ali. Penso que quando não consideramos o sofrer do outro por ser ele o “diferente”, não estamos tendo um olhar que vise realmente o direito à diferença. Dessa forma, penso que seja possível homenagear e estar com as pessoas queridas das famílias de muitas formas e em diversos momentos ao longo do ano